A missão parece impossível: manter a forma comendo ovos de Páscoa. No entanto podemos conseguir essa façanha, observando algumas regras.
Para quem não tem problemas de saúde optar por uma dieta muito restritiva pode prejudicar mais do que ajudar. Cortar de vez aqueles alimentos que gostamos apenas para se manter em forma pode ser um tiro no pé. A privação daquilo que se gosta pode ser estressante e no momento em que bater aquela ansiedade, perdemos o controle e jogamos tudo o que foi conquistado no lixo.
Como manter a forma comendo ovos de Páscoa
Clique aqui e inscreva-se no nosso canal do Youtube!
Leia também: Nutricionistas do HSPE dão dicas sobre consumo de chocolate
10 Dicas para curtir a Páscoa sem Culpa e com Chocolate
O segredo da boa forma está na escolha dos alimentos e principalmente na quantidade. E isso vale para tudo, inclusive para os ovos de Páscoa.
A coordenadora do programa Bio Nutri da Bio Ritmo, Fúlvia Hazarabedian, diz que o segredo está na quantidade e no tipo de chocolate que é ingerido. Ela recomenda comer 30 gramas* por dia no período da Páscoa, e optar pelos ovos sem recheio de trufa, mousse ou mashmelow, por exemplo, que possuem um teor muito mais elevado de açúcar e calorias. “O consumo exagerado pode provocar ganho de peso, além de outros distúrbios, como aumento da glicemia, enxaqueca em decorrência da ação de substâncias vasodilatadoras e até risco de irritações na pele, estômago e mucosa intestinal”
*30 gramas equivalem a aproximadamente uma barra de chocolate pequena.
Outra dica, dada pela nutricionista, é optar pelos chocolates amargos com 70% ou mais de cacau. Ela ainda alerta que as opções ao leite possuem mais manteiga de cacau, o que significa maior porcentagem de gordura e menor efeito benéfico para o corpo. O chocolate branco, por exemplo, não é uma opção recomendada.
Para quem tem dificuldade em se controlar ficam duas dicas:
1- Não seja egoísta!!! 🙂 Compartilhe com colegas e familiares.
2- Fracione o seu chocolate em pequenos pedaços e consuma ao longo de vários dias.