Já tratei algumas vezes por aqui sobre a queima de gordura e também no blog Infobeso, mas nunca diretamente. Muita bobagem é dita por aí, o fato é que a queima da gordura é um complexo processo bioquímico que tentarei explicar da forma mais simples possível.
Antes de iniciar gostaria de lembrar que gordura, não sai na urina, não some com massagens, não desaparece com o uso de cremes, nem tão pouco bebendo chás. Existem apenas duas formas de eliminá-la, uma é cirúrgica (lipoaspiração) e a outra metabólica, é sobre essa que vou falar.
Porque acumulamos gordura?
A gordura tem funções metabólicas importantes, um bom exemplo é disso é a falta da menstruação (amnorréia) em mulheres com percentual de gordura muito baixo, além de servir como isolante térmico e de ter função protetora. A gordura também é fonte de energia para nosso organismo que, na falta de glicose, procura por ela para suprir as necessidades do funcionamento do nosso organismo.
A gordura não é ruim, o problema está no excesso dela.
Se ela é fonte de energia como podemos fazer para otimizar a sua utilização? A resposta está na ponta da língua da maioria: fazendo exercícios aeróbios. E você sabe o que são exercícios aeróbios?
Com certeza poderá me dar inúmeros exemplos, mas será que sabe mesmo o que eles são e porque queimam a gordura com mais facilidade?
Como funciona a queima de gordura?
No nosso organismo temos três sistemas que suprem as necessidades energéticas: imediato, curto prazo e longo prazo. Nenhum deles funciona sozinho, mas têm predominância em um determinado momento.
O imediato é responsável por fazer você levantar do sofá e atender o telefone assim que ele toca, também é responsável pela saída de um atleta em uma prova de natação. Essa energia está acumulada dentro do músculo em reservas de ATP-CP.
O sistema de curto prazo é o responsável pela execução de tarefas do dia a dia e também pela corrida de 100m de um atleta, através de um processo chamado glicólise, utiliza além da reserva que está no músculo, o carboidrato que está circulando no seu corpo em forma de glicose.
O sistema de longo prazo é o responsável por atividades sem interrupção e de longa duração, um exemplo clássico são as provas de maratona e para nós “mortais” longas caminhadas pelo parque. Para ser classificado como sistema de longo prazo há uma regra, o consumo de oxigênio deve permanecer estável pelo maior tempo possível. Nesse momento não há carboidrato disponível para ser utilizado e para poupar as reservas de energia nos músculos o organismo utiliza a gordura como fonte de energia. Esse sistema funciona no metabolismo aeróbio.
Na prática funciona assim:
- Começamos a caminhar, o que deu o start foi o sistema imediato, e nos primeiros momentos o sistema de curto prazo é que nos faz funcionar.
- Continuamos andando, nosso coração acelera e com ele nossa respiração também. Os pulmões oferecem mais O2 ao sangue que é bombeado com mais frequência pelo corpo, levando nutrientes para os músculos.
- A frequência cardíaca sobe até um determinado momento onde mantém-se estável, isso significa que também o O2 ofertado ao organismo se estabilizou, esse momento é chamado de primeiro limiar.
- Continuamos andando, no mesmo ritmo, e por um determinado espaço de tempo, a frequência cardíaca vai se manter estável (igual), esse tempo vai variar de pessoa para pessoa. Quem é mais condicionado, consegue se manter nessa fase por mais tempo. É aqui que a gordura é usada!
- Continuamos caminhando e vamos ficando mais cansados, nesse momento a frequência cardíaca começa a aumentar novamente, e é chamado de segundo limiar. O organismo deixa de usar a gordura e passa a usar o glicogênio armazenado no músculo e glicose produzida pelo próprio organismo em processos metabólicos e produz também ácido lático que irá levar à fadiga.
Conclusões:
- Quanto mais próximo do primeiro limiar mais gordura utilizamos.
- Quanto mais condicionados, mais gordura podemos queimar.
- Controlar a frequência cardíaca é fundamental para otimizar a queima da gordura.
- Atividades mais indicadas para emagrecer são as moderadas e não as intensas.
- Dizer que esteira queima mais do que bicicleta é besteira. O que importa é manter estável a quantidade de O2 pelo maior tempo possível, que pode ser medido através da frequência cardíaca.
eu malho a 5anos estou tomando bcaa eproteina juntas bcaa 2 antes e 2 depois do treino e proteina tanbem 2 colheres de sopa antes e 2 depois eu malho anoite hr 1.20 min 5vezes por semana depois de um dia de trabalho sou motorista fico sentado o dia todo mas tenho barriga pequena mas paraese ser injada dura e tomo pouca agua eu acho que minha barriga é genética meu pai e meus irmão são assim tenho 42 anos estou fazendo serto ou não se tiver algun produto que eu possa bebe para perder gordura localida na barriga por favor me da uma dica um abraço
Respondendo para o Edson
Oi Edson!
Não existe mágica! O caminho é exercício e alimentação saudável.
Um abraço
Profa. Esp. Denise Carceroni
Aplicação de enzimas associada a atividade física e boa alimentação ajudam na queima de gordura localizada? Vejo sempre algumas pessoas utilizando tbm gesso redutor, isso realmente ajuda?
Tô adorando o site!!
Obrigada!
Oi Marcia,
Não existem estudos científicos sérios e consistentes que comprovem isso.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Maravilhoso este srtigo. Gostei muito. Abraço.
Muito bom , estava querendo entender esse processo e me ajudou muito!
Obrigado!
gostei !!! tirei minhas duvidas
dizen que limão é muito bom para reduzir o inchaço do corpo isso é verdade???
Oi Eidson,
Desconheço essa informação.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
E os termogenicos? Poderiamos classificalos como um processo metabolico de queima de gordura? A doutora recomendaria o uso?
Oi Cristiano,
Os termogênicos não são um processo metabólico, mas teriam a capacidade de acelerar o metabolismo.
Não existem evidências científica sobre os benefícios dos termogênciso na queima de gordura.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Denise, boa noite!
Tudo que leio traz como regra: “se consumir menos calorias do que necessita a pessoa vai emagrecer”.
Mas o que é esse emagrecer propriamente dito, é a perda de quê?
Se eu entendi direito a gordura só vai com exercício.
Então, quando uma pessoa faz dieta, consumindo menos do que gasta, e perde peso, o que etá acontecendo na real com o organismo e o corpo dela?
Oi Leide,
Pense na gordura como uma fonte secundária de energia. A fonte primaria seriam os açúcares e carboidratos (que quando não são usado se transformam em gordura).
Sendo assim quando seu organismo não encontra a fonte primária de energia para usar, ele vai atrás da gordura que está armazenada, independente da atividade que você esteja fazendo. Veja isso vale tanto ara a energia que você precisa para respirar, para dormir, quanto para fazer exercícios. Como para fazer exercícios precisamos de mais energia, ele se torna um facilitador no processo do emagrecimento.
Quando falamos em emagrecer, estamos nos referindo à perda de gordura. No caso de dietas muito severas com alta restrição calórica e sem a prática de exercícios pode haver também a perda de massa magra, o que irá refletir no peso da pessoa. Isso geralmente ocorre quando a dieta não é bem balanceada havendo uma deficiência nutricional. Por isso é importante consultar um nutricionista.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Bom dia!!!
Tenho 23 anos, 1,60 e estou pesando 68 kilos, estou preocupada pois ainda não tenho filhos, e estou com um peneu muito grande na barriga, situado embaixo dos seios. Gostaria muito de uma dica, para ajudar a eliminá-lo. Vou começar a fazer atividade física, mais não sei se irá resolver?
Oi Sthefanne,
Só a atividade física ajuda pouco. O ideal é combinar uma reeducação alimentar com o exercício.
Busque a ajuda de um nutricionista e um profissional de educação física.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Olá Denise,
Meu nome é Elisa,tenho 49 anos, 1,63 e 111 kg, preciso emagrecer e gostaria de saber se é interessante conciliar esteira e musculação. Amei a matéria, me ajudou muito! Obrigada.. abraço!
Oi Elisa,
A combinação é interessante, mas no seu caso, em função do excesso de peso, sugiro que comece pelo trabalho de fortalecimento para ajudar a prevenir lesões.
O exercício não irá ajudá-la a emagrecer nesse momento, pois necessita que seja feito em uma intensidade que você não pode, não deve e provavelmente não conseguirá fazer.
Você precisa primeiro emagrecer, com dieta, acompanhamento de médico e nutricionista. Eliminando um bocado desse peso e já com a musculatura preparada a esteira passa a aser uma atividade que irá ajudar muito, na manutenção da sua saúde, no seu condicionamento físico e para emagrecer o restante que ficará faltando.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
E como podemos determinar a frequência cardíaca específica ideal para cada organismo?
Olá…
Mas afinal, exercicios fisicos e dietas eliminam totalmente a gordura abdominal, afinam a cintura, sem ter que usar de uma lipoaspiração??? ou seja é possivel obter uma barriga lisa, chapada somente com exercicios e dieta???
Oi Josiane,
É possível, sim, mas exige muito esforço, acompanhamento profissional e total comprometimento.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Adorei suas explicações,foram muito esclarecedoras para mim,eu tenho 31 anos e estou pesando 67.8, com 1,57 de altura e estou fazendo dieta para emagrecer juntamente com exercícios é claro!
Muito obrigado!
Muito boa a matéria, bastante esclarecedora. Tenho 1,70 e 104 kilos. Estou fazendo musculação de manhã e muay thai a noite quasr todos os dias. Quero aumentar a queima de gordura entao comecei um plano de corrid, onde na primeira semana ando 1 m e cotto 1m por 7 vezes…ando em velocidade 5.5 e corto levemente em 6.5. Vc acha q esse tipo vai aumentar a queima? É aconselhável entao antes de eu ir malhar fazer uma refeicao com baixo teor de carbo e açúcar?
Oi Tatiane,
Possivelmente esse treino intervalado irá ajudar.
Quanto à alimentação para ter um ótimo resultado procure a ajuda de um nutricionista.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Bom dia, tire minha duvida, qual melhor processo para perder gordura e nao massa magra, pois faco musculacao e preciso perder peso mas quero acimilar isso sem perder massa magra.
Pode me ajudar?
Oi Fernando,
A melhor forma é combinado seus treinos com uma alimentação correta. Consulte um nutricionista.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Olá Denise
Eu tenho 30 anos,tenho psoriase de difícil controle,devido medicações, e tbm a falta de um alimentação balanceada,desde 2008,faço tratamento de esteatose Hepatica,minha medica Dermatologista,tem uma hipotese de sindrome metabolica ,pois a circurferência abdominal,está muito grande,as pessoas chegam a me perguntarem se eu não estou gravida.
E para constar me trato de Hipotireoidismo.
Gostaria de saber se exercícios intervalados, façam com que eu diminuam a circurferência abdominal,e se pular corda por 30 minutos todos os dias,faz com que queime gordura.
Muito Obrigada Professora Denise
Oi Roberta,
Exercícios intervalados surtirão o efeito desejado, embora no seu caso, em vista de tantos problemas de saúde, recomendo que busque o acompanhamento de um Profissional de Educação Física, preferencialmente com especialização em Atividade Física Adaptada e Saúde.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
muito bom! ajudou bastante!
Denise, veja se é dessa forma. “O nosso organismo é meio preguiçoso, ele está lá de boa, ai vai consumindo a energia que vem entrando, ele por ser preguiçoso utiliza logo o que vem mais fácil, no caso as novas gorduras que consumimos, deixando de lado as que já estão armazenadas (localizadas e etc), se dermos mais gordura do que ele consome as sobras irão para armazenagem, se dermos menos gordura aí ele vai tirar daquelas armazenadas, gerando assim emagrecimento” É assim que funciona? Se não for assim, como é que funciona? Espero que tenha entendido rsrs, obri.gado
Oi Leonardo,
É quase isso. Só que o organismo não consome a gordura que “vai entrando”, ele armazena direto, como gordura. O que ele consome primeiro são os carboidratos. Se eles sobram, são transformados em gordura e armazenados. Se estão em pouca quantidade para produzir energia, então seu corpo buscará nas suas reservas, as gordura, e elas serão queimadas. Resumidamente é assim que acontece.
Por isso é que muita gente acha que cortando os carboidratos irão emagrecer, o que está errado, pois precisamos deles também e o emagrecimento é um processo muito mais complexo que depende de inúmeros fatores. Por isso o ideal é procurar a ajuda de um nutricionista que irá dosar a quantidade de cada tipo de nutriente e assim proporcionar um emagrecimento seguro e saudável.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Bom dia, estou fazendo exercícios aeróbico ha trés meses 5 vezes por semana, na balança foram 2k , mais as medidas é visível.
É bom ou ruim ?
Oi Antonia,
É bom, quanto mais rápida for a perda de peso, maior a chance de recuperar.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
O treino intenso tem se mostrado mais eficiente na queima de gordura. Exercícios de intensidade moderada pode ate queimar calorias no primeiro momento, porem, a ideia de continuar queimando mais dias apos a atividade é muito mais interessante.
Oi Daniel,
Observe a data do texto, é de 2011, pouco se falava sobre treino de alta intensidade. Embora, se não me falha a memória, o primeiro estudo seja datado de 1996, foi por volta de 2012/2014 que começaram a aparecer mais evidências sobre o treino de alta intensidade.
Outro ponto importante é a questão da segurança, um site que é acessado por milhares de pessoas diariamente simplesmente dizer: faça exercícios intensos para emagrecer, é uma tremenda falta de responsabilidade.
Já escrevi alguns posts sobre o assunto, mas voltarei a ele para esclarecer melhor e colocarei um link nesse texto antigo para quem quiser mais informações!
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
boa tarde,dr Denise?
Dr Denise,eu faço tratamento para emagrecer estou com 75 kg e 1,62 de altura….sendo que pratico exercícios físicos,e alimentação saudável,com toda dieta que tenho feito não estou conseguido emagrecer….em relação a dieta,cortei ( os refrigerantes,bebidas alcoílicas,pão,massas,açúcares,)estou me alimentando só com arroz integral,legumes e verduras cozinhas,feijão,carboidratos….mas com tudo isso não estou conseguindo emagrecer….
Oi Ana Paula,
Certamente algo não está funcionando na sua estratégia, mas é preciso investigar.
Você já foi ao endocrinologista para saber se existe alguma alteração hormonal? Se seus hormônios estão normais é preciso verificar a sua alimentação (mesmo sendo aparentemente saudável), com a ajuda de um nutricionista, e os níveis de exercícios que está fazendo, pois podem não ser suficientes para promover o emagrecimento, por exemplo.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Obrigado pelo texto. Sugiro em um futuro trabalho relacionar o grafico com as fontes de energia imediata, curta e de longo prazo. Seria de muito valor tambem dar dicas de como a pessoa ter uma ideia de quando se do segundo limiar. Pretendo acompanhar seu trabalho. Obrigado novamente.
Oi Francisco,
Que bom que gostou. Obrigada pelas sugestões, todas anotadas.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Olá Prof. ótima explicação fisiológica. Você sabe informar por qual mecanismo esta se utilizando TCM no intra treino (acima de 1:00h) , realmente deve melhorar o desempenho pela geração de energia, porém a ideia não é justamente utilizar as reservas de triglicerideos para promover a perda de gordura?. “INJETANDO MAIS” como a gordura existente será utilizada?Para o treino de musculação não seria coerente repor apenas os carboidratos simples e eletrólitos para que não haja depleção do musculo?
Outra dúvida, se reponho carboidratos simples nunca chego a utilizar as reservas de gordura? ou em treinos de força esse seria o ideal mesmo?
Agradeco muito se puder ajudar, deu um nó na cabeca aqui rs..
Muito obrigada,
Oi Danielle,
Confesso que essa não é a minha especialidade, mas a até onde sei existem 4 tipos de TCMs Alguns deles se transformam em corpos cetônicos que queimam gordura de forma mais eficaz e rápida. Quando você reduz a ingestão carboidratos, seu corpo vai da queima de glicose para a queima desses corpos cetônicos, uma fonte alternativa de combustível.
Os do tipo C8 e C10 são com maior potencial de queima de gordura, o que significa que ele vai direto ao fígado, onde é convertido nos corpos cetônicos. A maioria dos TCMs é uma mistura do C8 com o C10, enquanto o óleo de coco é maioritariamente C12, que se comporta mais como um ácido graxo típico e não é ideal se seu objetivo é queimar gordura e rapidamente.
Eles também atuam aumentando a taxa metabólica e dando sensação de saciedade. Há também estudos que mostram que ajudam a se exercitar por mais tempo e com maior resistência.
Como qualquer outro tipo de suplemento alimentar só deve ser usado com a prescrição e acompanhamento de um nutricionista.