Ícone do site Fique Informa

Emagrecer sem sacrifício. Como minha aluna conseguiu!

emagrecer sem sacrifício

Como emagrecer sem sacrifício para ser a pergunta que vale um milhão, mas não é bem assim. Vou contar para você como ajudei uma aluna a emagrecer quase 10 quilos em apenas dois meses, sem se sacrificar.

Nós começamos a emagrecer pela cabeça, e isso não é papo furado. Dieta e exercícios são a dupla que garantem o emagrecimento mais rápido e eficaz, mas de maneira geral são associados à perdas, dores, à algo negativo. São associados à algo que nos exigira um enorme sacrifício para atingir. A dieta por nos privar de muitas coisas que gostamos e o exercício por que nos traz incômodos como dor, suor e cansaço.

Como minha aluna emagreceu sem sacrifício.

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal do Youtube!

Leia também

Isso aconteceu há alguns anos, quando dava aulas como Personal Trainer. Fui contratada por uma jovem com pouco mais de 20 anos, linda, mas que estava muito insatisfeita com o corpo. De fato a Juliana estava bem acima do peso. Já havia tentado todo tipo de dieta, já conhecia todas as academias do bairro que morava em São Paulo e nunca obtivera resultados.

Quando ela me contratou foi direto ao ponto. Você pode me fazer emagrecer? Eu respondi que isso dependia dela, mas que poderia ajudá-la a emagrecer sem sacrifício e manter o novo peso. Expliquei que minha função não era fazer ela emagrecer por que não sou mágica, mas que trabalhando com as minhas orientações conseguiríamos bons resultados e assim foi.

Nossos encontros aconteciam três vezes na semana, mas o comprometimento da Juliana era de manter o nosso combinado durante a semana inteira e levar os novos hábitos para a vida. A Ju, queria emagrecer 20 quilos e sofria com isso, minha primeira providência é a primeira dica que dou para você também.

Dica 1 para emagrecer sem sacrifício

Para emagrecer sem sacrifício tire o foco da balança. Esqueça o peso, use outra referência. Principalmente nas mulheres o peso vai variar muito conforme a época do mês, em função do ciclo menstrual. Nossa referência passou a ser uma calça jeans que não fechava no corpo da Juliana, era um número menor do que estava usando naquele momento.

Combinamos que usaríamos a balança uma vez por mês, apenas para matar a curiosidade dela.

Dica 2 para emagrecer sem sacrifício

Fracionar a meta ajuda o cérebro a processar com menos sofrimento. Lembra que eu falei que começamos a emagrecer pela cabeça? Veja abaixo o que te parece mais fácil:

Em todas as opções o resultado final será o mesmo 20 quilos em seis meses. Como o combinado era usar a balança só no final do mês ficamos com a meta dos 3 kg e 600 gramas mensais.
Outro ponto importante é estabelecer uma meta que seja factível e não prejudique a sua saúde.

Emagrecer sem sacrifício e sem dieta

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal do Youtube!

Não há nada pior do que a palavra DIETA. Ela nos remete a tudo que pode existir de ruim. Sofrimento, privação, sacrifício. Dieta é algo para ser seguido por quem está doente, que precisa se privar de alguns alimentos por conta de um problema de saúde que não pode ser revertido de outra forma. As pessoas que não se encaixam nessa descrição, não precisam de dieta. Nem para emagrecer? Você deve estar se perguntado. E eu respondo, principalmente para emagrecer.

Fazer dieta, se privar de alimentos para emagrecer funciona, mas por um período curto de tempo. Observe, por exemplo, os atletas que dependem de peso para competir. Fazem dieta de restrição calórica ou hipercalórica (quando a meta é ganhar peso), durante uma fase do treinamento, apenas para se qualificar para as competições. E depois retornam para sua rotina de alimentação. Só que essa hábito traz prejuízos para a saúde tanto quanto as rotinas pesadas de treino.

Você não precisa de dieta, precisa apenas aprender a comer, é o que chamam de reeducação alimentar. Com a Juliana foi assim também. Ela não se alimentava mal, mas cometia alguns deslizes que comprometiam a sua dieta. Por exemplo, trocava o jantar por um lanche com frios magros, salada e suco. Com isso acabava comendo pão muitas vezes por dia, as vezes ficava com fome e acabava comendo também um chocolate para calar a boca da fome. Recomendei uma nutricionista que fez algumas mudanças na alimentação dela, mantendo tudo o que gostava de comer (inclusive o chocolate), apenas distribuindo melhor os alimentos e as refeições. O jantar, por exemplo, foi substituído por comida, com ingredientes que traziam saciedade.

Dica 3 para emagrecer sem sacrifício

Procure a ajuda de um nutricionista. Mas não serve qualquer nutricionista, existem profissionais bons e ruins em todas as profissões. Fuja daqueles que propõe dietas milagrosas e tem um cardápio pronto na gaveta para te entregar. Opte sempre por aqueles que conversam para entender suas preferência e te ajudam a fazer escolhas melhores. Minha sugestão é escolher os que trabalham com Comportamento Alimentar.

Emagrecer sem sacrifício com exercícios que dão prazer

Fazer exercício para quem não tem o hábito é difícil. Criar o hábito na vida adulta pior ainda, pois temos inúmeras coisas mais prazerosas para fazer, inclusive sentar na frente do sofá para assistir uma maratona de séries na Netflix, acompanhado de um balde enorme de pipoca (Pipoca pode!!! É rica em fibras, desde que não seja de microondas e você não use o pote de manteiga em cima).

Por isso, exercício bom é aquele que dá prazer e ponto final.

A Juliana já tinha uma ideia daquilo que gostava de fazer e do que não gostava, pois já havia frequentado diversas academias, clube, escola de dança. Mas se sua experiência for pequena e você ainda não encontrou nada que pareça interessante, continue experimentando. As academias quase sempre oferecem um dia ou uma semana para testar, aproveite isso e vá conhecer novas atividades. E nem venha com o papo que tentou de tudo… mentira!!!!
Já fez remo? Esgrima? Badmington? Dança do ventre? Circo? Escalada esportiva? Ginástica acrobática? Poderia citar centenas de atividades aqui.

Dica 4 para emagrecer sem sacrifício

Escolha uma atividade que traga prazer, pode ser mais de uma, não tem problema. O importante é se manter ativo diariamente. A recomendação do ACSM (American College of Sports Medicine) para ter uma boa qualidade de vida são 30 minutos de exercícios moderados cinco vezes por dia.
Para emagrecer é preciso mais do que isso. Ou optar por alguma atividade intervalada de alta intensidade (HIIT) que queima muitas calorias em curto espaço de tempo.

Buque sempre a orientação de um Profissional de Educação Física para montar seu programa de treinamento e para ensinar a atividade que você escolher. Antes de iniciar convém passar em um médico para verificar se está tudo bem com sua saúde e se existe alguma recomendação.

Qual atividade a Juliana escolheu???

A Ju adorava dançar e o nosso programa tinha a dança como base. Nada de ballet, algo mais parecido com Zumba, SH’BAM ou Fit dance.

Fazíamos um circuito intervalado que alternava exercícios localizados para braços, pernas e abdômen, no quais variávamos os acessórios (halteres, elástico, barras, caneleira) com músicas coreografadas. A Juliana não gostava desses exercícios isolados, mas com a coreografia intercalada, passou a ser uma atividade que trazia prazer para ela.

As primeiras aulas foram mais leves, pois a Ju estava recomeçando, como precisava ensinar as coreografias, veio a calhar. Conforme o tempo foi passando as músicas usadas no início das aulas eram sempre antigas e as músicas novas ficavam para o final.

O resultado de tudo isso contei no começo do post, ela emagreceu quase 10 quilos nos dois primeiros meses, precisamente 9 quilos e 800 gramas. Alcançamos com folga o objetivo de entrar na calça jeans, aquela da dica 1.

No final dos seis meses, quatro numerações a menos, a Juliana nem lembrava da balança, mas conforme o combinado aferimos o peso e bingo pouco mais de 20 quilos tinham ido embora. Se considerarmos que ela ganhou massa muscular  a quantidade de gordura eliminada foi até maior.

Depois de conseguir emagrecer sem sacrifício, mais leve pude propor novos desafios e atividades. Continuei com ela por quase três anos até parar por completo para me dedicar exclusivamente aos meu canais e à consultoria online.

Se você tem alguma história interessante de como emagrecer sem sacrifício, dê um alô nos comentários, quem sabe podemos publicar sua história para incentivar outras pessoas a seguirem o mesmo caminho. E se quiser informações sobre a consultoria online, clique aqui.

Sair da versão mobile