Ícone do site Fique Informa

Como contratar professores para a academia de ginástica?

Tenho recebido perguntas dos leitores sobre como contratar professores para a academia de ginástica por isso vou adiantar esse assunto.
Formar e manter a equipe de professores da sua academia de ginástica não é uma tarefa muito simples, principalmente se seu negócio oferecer muitas modalidades. A palavra final na contratação pode ser dada pelo administrador ou pelo RH, mas antes disso um profissional que conheça as características necessárias para exercer cada uma das funções deve se responsabilizar pela triagem dos profissionais. Trocando em miúdos é preciso fazer uma seleção.

O currículo

Sua empresa precisa criar um banco de currículos. Uma das maneiras é manter no site da academia uma guia “trabalhe conosco” e arquivar os currículos enviados para quando for precisar. Outra forma é consultar bancos de currículos.
Eu recomendo três: Portal da Educação Física, Catho e nos CREFs

No currículo observe a formação em Educação Física, o registro no CREF da sua região, experiências anteriores na modalidade que você procura, pós-graduação e cursos de extensão.

A entrevista

Agende uma entrevista com os candidatos, individualmente. Aproveite para fazer questões sobre suas experiências anteriores, esclarecer dúvidas, apresentar o horário de trabalho, regime de folga, tipo de contratação e salário.

Teste

Realizar um teste prático é desejável. Há uma tendência em florear o currículo, portanto nada melhor do que observar o profissional atuando. Eu prefiro realizar um teste como é feito nos processos seletivos de academias grandes (em outro post tratarei sobre esse assunto), mas você pode fazê-lo colocando o professor para ministrar uma aula.

Nas duas formas há prós e contras. Nos processos seletivos você observa apenas um trecho de aula ou a montagem de três exercícios para um determinado perfil, a vantagem é que se o professor não for tecnicamente bom é direto eliminado, sem contato com seu público, o ponto negativo é que mesmo tendo um bom conhecimento técnico, pode não agradar aos alunos.
Colocando o professor diretamente para ministrar aula, pode agradar de cara os alunos, mas se for tecnicamente ruim, provavelmente irão perceber e vão chover reclamações. Outro ponto negativo são os alunos terem a sensação de estarem sendo usados como cobaias.

Dica Essa ordem currículo, entrevista, teste, pode ser modificada. Uma sugestão é fazer uma convocação para a vaga, realizar os testes e apenas aqueles que forem aprovados vão para a entrevista e análise de currículo. Aparentemente parece mais complicado uma vez que você irá testar uma quantidade maior de candidatos, ocorre que nem todo mundo sabe fazer um bom currículo. Conheço excelentes profissionais que tem um currículo extremamente mal elaborado que, com certeza, seriam eliminados por mim. E já ví ocorrer o inverso, currículo bom, entrevista boa e na hora da prática um verdadeiro desastre. Como o que você precisa é de um profissional que saiba atuar ministrando aulas ou montando treinos e atendendo os alunos uma saída é começar logo pela parte prática.
Sair da versão mobile