No post Como abrir uma academia de ginástica: O imóvel – parte 1 (clique aqui para ler) tratei sobre a localização e a divisão do espaço. Nessa segunda parte vou tratar dos cuidados que devem ser tomados para a locação do imóvel, uma vez que a maioria das pessoas opta pelo aluguel.
Abrir academia: antes de assinar o contrato de aluguel
Vamos considerar que você encontrou o imóvel ideal, com a metragem adequada e em um local longe de feiras-livres e sem risco de inundações, conforme comentei no post anterior. Antes de assinar o contrato é preciso verificar se o imóvel tem condições de funcionar como academia.
- Verifique se o imóvel está legalizado e regularizado junto à prefeitura, se possui HABITE-SE.
- Certifique-se de que não há nada que possa interferir ou impedir sua futura atividade, como zoneamento, pois alguns tipos de negócios não são permitidos em qualquer bairro.
- Confira a planta do imóvel aprovada pela Prefeitura, e veja se não foi modificada. Todas as modificações devem ser previamente aprovadas pela prefeitura.
- Verifique se os pagamentos do IPTU referente ao imóvel estão em dia.
- Certifique-se que o piso pode suportar pelo menos 500Kg/m² se for usar máquinas de musculação.
Abrir academia: ao assinar o contrato de aluguel
Contratos de locação geralmente seguem um padrão, as cláusulas deverão ser previamente definidas. Leia o contrato com atenção, se tiver dúvida peça para um advogado verificar se está tudo certinho.
O contrato deve conter
- A qualificação das partes: quem é o locador (dono do imóvel), quem é o locatário (você, sua empresa)
- O objeto: o imóvel
- O valor do aluguel
- O índice de reajuste: geralmente IGP-M
- Duração da locação: geralmente 30 meses*
- Forma e local de pagamento do aluguel: boleto bancário, depósito bancário, cheque na imobiliária.
- Outras cláusulas: garantia locatícia, benfeitorias a serem realizadas no imóvel pelo inquilino, multa e juros que incidirão no caso de atraso, obrigações de ambas as partes.
Cuidados especiais ao alugar o imóvel para sua academia
- Exija do locador documento atualizado, expedido pelo cartório de imóveis, que comprove a propriedade do imóvel.
- *Muita atenção ao prazo do contrato: ele deve ser adequado ao retorno previsto para o investimento. O proprietário não é obrigado a renovar o contrato e poderá solicitar sua saída quando ele vencer.
- Faça um laudo de vistoria. Tire fotos do estado do imóvel e faça um relatório com a assinatura de ambos para provar como tudo se encontrava no ato da locação. Faça uma relação com tudo que encontrou, chaves, torneiras, lustres etc.
- Se houver necessidade de reforma, combine previamente, peça autorização por escrito do proprietário e tente negociar alguma carência contratual.
- Lembre-se que o imóvel deve seguir as normas da ANVISA para o funcionamento da academia, uma delas é a obrigatoriedade de dois vestiários, um feminino e outro masculino.
Antes de fechar o negócio consulte um advogado.