Ícone do site Fique Informa

Benefícios dos exercícios na gestação

A gestação vem sempre acompanhada de medo, dúvidas e anseios, afinal, nesta fase da vida a futura mamãe vive situações únicas e que jamais serão esquecidas. A fim de descobrir todos os segredos da maternidade, muitas mulheres acabam trocando ideias com as mães, com familiares, com amigas que já são mães e, claro, com seu médico. Mas, até chegar o momento do parto, tudo pode ser novidade, e mesmo diante de tantos conselhos e recomendações, algumas dúvidas acabam sendo inevitáveis.

Um dos questionamentos mais comuns das futuras mamães é quanto aos exercícios na gestação. De acordo com o ginecologista responsável pela área de reprodução humana da Criogênesis, Dr. Renato de Oliveira, a atividade física na gravidez não é só bem-vinda, mas também importantíssima. “O corpo em movimento libera endorfina que traz sensação de bem-estar. Os benefícios da atividade física durante a gestação vão muito além do controle de peso, podendo aliviar tensões, melhorar a circulação sanguínea, o condicionamento cardiorrespiratório e a postura, fortalecer a musculatura abdominal, diminuir as dores lombares, facilitar a recuperação pós-parto, além da possibilidade em prevenir o diabetes gestacional ou permitir um controle adequado para quem já o possui”, explica. Vale ressaltar que antes de iniciar qualquer atividade física é preciso realizar uma avaliação médica para que seja obtida a liberação.

A prática de exercícios na gestação pode ser realizada até o parto, porém é necessário reduzir a intensidade gradualmente. “As mulheres que já praticavam exercícios antes da gestação podem continuar as atividades, porém, sempre com a supervisão de um profissional, que poderá dizer a necessidade de diminuir o ritmo. Para as sedentárias, a hidroginástica e a caminhada são boas alternativas para se iniciar atividade física”, orienta o especialista. Mas será que todas as gestantes podem praticar exercícios? Dr. Renato esclarece: “As atividades físicas não são recomendadas para mulheres que possuem, por exemplo, risco de trabalho de parto prematuro, possuam doenças cardíacas ou pulmonares com importante restrição de movimentação, possuam insuficiência istmo cervical, ou seja, o colo do útero tenha limitações para manter uma gestação ou que possuam sangramento via vaginal ativo. Caso contrário, as gestantes devem ser incentivadas para a prática de exercícios”, complementa.

 

Exercícios na gestação

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal do Youtube

Caminhada – recomenda-se para todas gestantes, pois trata-se de uma atividade simples, que não requer um nível de aptidão elevado. Devido ao aumento do risco de quedas é recomendado cuidado, principalmente em caminhadas ao ar livre. Sempre andar com calçados confortáveis e bem ajustados nos pés.

Hidroginástica – Excelente atividade física, principalmente por reduzir os riscos de quedas. Os movimentos da modalidade relaxam e diminuem o estresse, além de melhorarem a circulação. No entanto, é preciso ter cuidado ao escolher o local da aula, pois a atividade deve ser específica para grávidas.

Bicicleta Ergométrica – A melhor forma de pedalar durante a gestação é na bicicleta ergométrica. O ideal é fazer os exercícios em um aparelho com encosto para não sobrecarregar a região lombar e manter o tronco na posição ereta. Moderação nas pedaladas e no tempo de atividade.

Alongamento – Se praticado com cuidado e orientação adequada, proporciona maior agilidade e elasticidade ao corpo, ajudando a prevenir lesões.

Ioga – A prática favorece a circulação sanguínea, diminuindo inchaços e dormências. Também contribui para o alívio e prevenção de dores nas costas, recuperação mais rápida no pós-parto e redução de ansiedade.

Cuidados nos exercícios na gestação

Ao fazer exercícios na gravidez, alguns cuidados são necessários. O ideal é evitar atividades físicas que possam ocasionar quedas e pancadas na barriga. “Esportes de contato, tais como futebol, artes marciais, handball e basquete devem ser evitados, assim como outros que exigem a posição supina e mergulho. A intensidade das atividades também deve ser observada e o acompanhamento de um profissional especializado sempre é indicado”, alerta o ginecologista.

Ao praticar atividades físicas, deve-se evitar altas temperaturas e beber muita água para se hidratar. Outra dica importante é quanto às roupas, que devem ser leves e confortáveis.

 

Dr. Renato de Oliveira. Médico Ginecologista, responsável pela área de reprodução humana da Criogênesis

 

Sair da versão mobile