Por que sinto dor nos pés na aula de jump, aparece como uma dúvida recorrente nos comentários do site. Geralmente não escrevo sobre um assunto tão específico, mas pela frequência da questão achei importante destacar.
Estou considerando que as reclamações são de pessoas que não tem nenhum problema nas pernas, tornozelos e pés. São pessoas que fazem outras atividades e não sentem dores nos pés, mas quando fazem aula de jump as dores aparecem.
Tinha uma ideia da causa dessas reclamações, mas fui pesquisar sobre o assunto. Verifiquei vários textos publicados na internet com instruções sobre a forma de “pular” no jump (na verdade empurrar a lona), assisti alguns vídeos de aulas em diversas academias e pude confirmar o que eu já imaginava.
A instrução dada é: use os pés inteiros colocando a força nos calcanhares. E não está errada, mas vem sendo mal interpretada!
Quando o professor dá essa instrução está querendo dizer para não “pular” na ponta dos pés. E o aluno ao colocar a força nos calcanhares acaba colocando os pés em dorsiflexão o que na minha opinião é a causa das dores nos pés.
Aqui vale o ditado: nem tanto ao mar, nem tanto à terra. O pé deve ficar em uma posição neutra e a força para empurrar a lona vem da flexão do quadril.
Dicas para não sentir dor nos pés na aula de jump
1- Use um tênis adequado – Um tênis de marca boa, tipo de corrida é uma boa opção para usar nas aulas de jump.
2- Amarre corretamente o tênis – Tênis muito apertados podem comprometer a circulação e causar dor nos pés.
3- Empurre a lona – Empurre a lona do jump com os pés inteiros, lembre-se que a instrução para colocar a força nos calcanhares é apenas para lembrar que não deve usar a parte da frente dos pés (ponta do pé).
4- Prefira lonas mais rígidas – Alguns jumps seja pela baixa qualidade ou excesso de uso tem a lona “mole”. Elas cedem demasiadamente e favorecem o mal posicionamento dos pés.
5- Sobrepeso e obesidade – Evite as aulas de jump se você estiver acima do peso. O impacto nas aulas de jump equivale ao da corrida, se seu corpo não está preparado para correr, certamente não estará para as aulas.
adorei o esclarecimento, pois, eu faço jump e pulo a maioria da aula na ponta dos pes. Obrigada pela dica
foi muito o esclarecimento, obrigado.
amei esse esclarecimento foi perfeito tudo o que eu precisava
Olá professora! Obrigada pelos esclarecimentos! Comprei um mini trampolim daqueles sem mola, apenas com fitas e senti que ele está desgastado, quando estou pulando sinto que a lona afunda demais. Seria adequado comprar outro trampolim imediatamente? Quais os riscos de pular nesse desgastado? Obrigada
Oi Hyosnara,
Convém comprar um outro.
Não dá para saber avaliar os riscos, mas poderia ser prejudicial para a articulação do tornozelo, por exemplo, pelo aumento demasiado da instabilidade. Quando ao rompimento das fitas é bem difícil, mas pode acontecer.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Olá…Comecei a fazer jump há qse 2 semanas…Antes não praticava nada..Estou fazendo em casa e comecei a sentir muita dor apenas na sola do pé esquerdo…se fosse o tênis, eu creio q seria os 2, ou ñ?? Posso concluir que estou pisando de forma errada?
Oi Aline,
Pode sim estar pisando de forma errada e sobrecarregando apenas um dos pés.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Eu tenho 1,48 e estou pesando 66kg, ou seja estou obesa. Faço aulas de jump a 1 mês e me sinto mto bem, a minha única dificuldade é em exercícios que tem que erguer mto as pernas, porque minhas pernas são bem grossas. Vc me aconselharia a emagrecer primeiro para continuar com as aulas?
Oi Karina,
Se você se sente bem e a dificuldade está em apenas elevar as pernas, sugiro que continue realizando o movimento respeitando a sua limitação.
Não esqueça de fazer um trabalho de fortalecimento também!
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni