Estudo inédito realizado pelo Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) mostra que a prática de atividades físicas por idosos reduziu em 35% a procura pelo Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), na capital paulista.
Durante um ano, foram analisados dois grupos de pacientes com média de idade de 79 anos. O primeiro, com 48 idosos, praticou atividade física durante seis meses. Já o segundo, com 44, abriu mão dos exercícios neste mesmo período.
Após este período, todos eles foram reavaliados, a partir de entrevista e prontuário médico. O levantamento constatou redução de 35% no uso da unidade hospitalar por parte do grupo que praticou atividade física, comparado ao sedentário.
Houve também diminuição considerável no número de cirurgias, internações, exames de alta complexidade, uso do pronto-socorro e consultas ambulatoriais entre aqueles que fizeram exercícios.
Para o especialista em Medicina do Esporte do HSPE, Samir Salim Daher, coordenador do estudo, a prevenção, por meio das atividades físicas, também traz vantagens aos pacientes e às unidades hospitalares, desocupando leitos e evitando a realização de procedimentos de maior complexidade.
“Para um hospital do tamanho e importância do HSPE, onde 60% dos pacientes internados são da terceira idade, a prevenção pode beneficiar outras pessoas que necessitam de atendimento médico”, destaca.
Sobre o Imspe
O Iamspe, autarquia vinculada à Secretaria de Gestão Pública, tem hoje uma das maiores redes de atendimento em saúde para funcionários públicos do país.
Além do Hospital do Servidor Público Estadual, na capital paulista, possui 17 postos de atendimento próprios no interior, os Ceamas (Centros de Assistência Médico-Ambulatorial), e disponibiliza assistência em mais de 100 hospitais e 130 laboratórios de análises clínicas e de imagem credenciados pela instituição, além de 3.000 médicos em 200 cidades paulistas, beneficiando 1,3 milhão de pessoas em todo o Estado.