A indicação de exercícios, principalmente os aeróbios, também tem sido usado como parte do tratamento da fibromialgia.
Um estudo do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, aponta a melhora na qualidade de vida de 25 mulheres submetidas à um programa de exercícios físicos, apesar do relato de piora na dor por parte das pacientes, o que causou desistência de 7 participantes, nos três primeiros meses. Os exercícios eram predominantemente aeróbios realizados durante um ano, três vezes por semana, por uma hora.
O que é Fibromialgia?
Clique aqui e inscreva-se no nosso canal do Youtube!
Leia também: Fibromialgia e exercício
- fibro: tecido fibroso, ligamentos, tendões (do latim)
- mia: tecido muscular (do grego)
- algos: dor (do grego)
- ia: condição (do grego)
A fibromialgia é caracterizada por dores agudas e crônicas, fadiga, distúrbios do sono e outros sintomas. Acomete cerca de 5% da população mundial, principalmente mulheres sedentárias, acima de 40 anos e pessoas de cor clara.
Seus mecanismos não são muito claros mas pesquisa apontam para atrofia das fibras musculares tipo II, edema focal, alterações mitocondriais, diminuição das concentrações de glicogênio e hipóxia das fibras musculares causadas por alterações da microcirculação.
Quem sofre de fibromialgia não consegue definir de onde vem a dor a reclamação mais comum é: “dói tudo”. Muitas vezes é confundida com algum distúrbio emocional por falta de conhecimento da patologia e por não haver um exame laboratoriais que a identifique. A doença provoca uma queda significante na qualidade de vida e é tratada com medicamentos.
Publicado pela primeira vez em 25 de outubro de 2007.