Uma busca frequente feita no site é sobre aparelhos de musculação para a coxa. Existem várias publicações com exercícios, mas para facilitar vou resumir tudo nesse texto.
Apenas para ajudar na compreensão, vou dividir os exercícios que trabalham a parte da frente, a parte de trás, a parte interna e a parte externa da coxa. E exercícios que trabalham ao mesmo tempo a parte da frente e a parte de trás.
Para ter as coxas bonitas, bem trabalhadas e ainda garantir músculos e articulações saudáveis é preciso trabalhar todas as partes de forma equilibrada. É importante também entender qual a necessidade de cada pessoa no fortalecimento da coxa, para suas tarefas, no intuito de evitar lesões causadas pelo desequilíbrio muscular. Por exemplo, quem joga futebol tem uma necessidade diferente de quem joga tênis. Por isso o ideal é contar com a ajuda de um Profissional de Educação Física para fazer a seleção dos exercícios e montar um programa de treinamento adequado para você.
Quais são os aparelhos de musculação para coxa
Clique aqui e inscreva-se no nosso canal do Youtube!
Leia também: Principais aparelhos de musculação e para que servem
É possível trabalhar os músculos da coxa usando aparelhos de musculação e também com acessórios, como caneleiras. Vou me ater apenas aos grande equipamentos de musculação, deixando os acessórios para outra ocasião.
Aparelho de musculação para a parte da frente da coxa
Na parte da frente da coxa (anterior) fica localizado o grupo muscular quadríceps que é compostos pelos músculos: reto femoral, vasto medial, vasto lateral e vasto intermédio (porção mais profunda).
O vasto medial, vasto lateral e vasto intermédio são monoarticulares e tem função apenas na extensão do joelho. Enquanto o reto femoral é biarticular e atua tanto na extensão do joelho quanto na flexão do quadril. Dessa forma o aparelho de musculação que trabalha exclusivamente a parte da frente da coxa é a cadeira extensora.
Aparelhos de musculação para a parte de trás da coxa
Leia também: Exercícios para posteriores da coxa
Na parte de trás da coxa (posterior) fica localizado o grupo muscular isquiotibiais que é compostos pelos músculos: bíceps femoral (cabeça longa e cabeça curta), semimembranoso e semitendinoso.
A cabeça longa do bíceps femoral, o semimembranoso e o semitendinoso são biarticulares e tem como função tanto a flexão do joelho quanto a extensão do quadril. Já a cabeça curta do bíceps femoral, é monoarticular e atua apenas na flexão do joelhos. Esse grupo muscular é mais forte para a flexão dos joelhos do que para a extensão do quadril. Dessa forma os aparelhos de musculação que trabalham exclusivamente a parte da trás da coxa são a cadeira flexora e a mesa flexora.
Existem também outros modelos de máquinas e formas de fazer o exercício usando polias.
Aparelhos de musculação para a parte de trás da frente e de trás da coxa
Como já falei da ação dos músculos vale dizer que os aparelhos nos quais permitem fazer movimentos biarticulares iremos trabalhar tanto a parte da frente quanto a parte de trás da coxa. Sendo que o que muda é a solicitação maior o menor de determinados músculos.
São esses equipamentos: leg press (qualquer ângulo), hacks para agachamento.
Os agachamentos e afundos feitos no Smith também irão trabalhar a parte da frente e de trás da coxa.
Aparelhos de musculação para a parte interna da coxa
Na parte de interna da coxa ficam localizados os músculos adutores do quadril, que permitem a aproximação dos pés/pernas (ação de fechar as pernas) que é compostos pelos músculos: adutor longo, adutor cuto, adutor magno e grácil. O adutor longo e o o adutor curto são monoarticulares e têm como principal função a adução do quadril (fechar perna) e uma pequena ação na flexão do quadril, o adutor magno também é monoarticular e sua principal função é a adução do quadril e o grácil é biarticular, além de agir na adução do quadril tem uma pequena ação na flexão do joelho (muito menor do que dos isquiotibiais).
O aparelho de musculação para coxa que trabalha a parte interna é a cadeira adutora. Sendo que também pode ser usado equipamentos com polias para realizar esse mesmo movimento.
Aparelhos de musculação para a parte externa da coxa
Do ponto de vista estético, a parte externa da coxa é formada pelo vasto lateral, uma das partes do quadríceps que é trabalhado quando fazemos exercícios tanto na cadeira extensora, quanto nos leg press e hacks.
No entanto existe uma máquina chamada cadeira abdutora cujo movimento é o oposto da cadeira adutora. Na cadeira abdutora afastamos as pernas, o pode levar a crer que trabalha a musculatura da parte externa da coxa. Contudo os músculos responsáveis pelo movimento de abdução são principalmente o glúteo médio, glúteo mínimo e tensor da fáscia lata, mas nenhum deles apresenta volume na parte externa da coxa.
Isso não significa que podemos deixar de treinar os músculos abdutores, pois eles têm importante função no nosso corpo e podem complementar o treino de glúteos.
Selecionando exercícios para as coxas
Como disse no início do texto precisamos trabalhar todas as partes da coxa para garantir tanto a estética, quanto a saúde de músculos e articulações. Não pretendo que o leitor guarde os músculos e suas funções, tão pouco se são monoarticulares ou biarticulares, a intenção foi mostrar que na maioria das vezes para garantir o trabalho de todos os músculos de uma região, precisamos combinar exercícios e que essa combinação deve ser bem dosada para não sobrecarregar esse ou aquele músculo. Considerando inclusive quais os tipos de atividades que a pessoa realiza no seu cotidiano.
Isso nos leva a refletir que embora do ponto de vista estético tendemos a pensar em um segmento, uma parte do corpo, a escolha dos exercícios deve ser feita com base no movimento. A estética será mera consequência.
Perceba ainda que a medida que trabalhamos determinados movimentos eles acabam por exigir de outros músculos que não necessariamente fazem parte daquele segmento e assim sucessivamente. Desta forma montar um treino adequado exige um bom conhecimento de anatomia e de biomecânica apenas para citar os principais saberes envolvidos do ponto de vista mecânico. Sem contar o fisiológico e o motor.
Por isso, mesmo que você saiba executar os movimentos feitos nesses aparelhos de musculação, peça sempre a ajuda de um Profissional de Educação Física para montar o seu treino. Os resultados vão compensar!