Pessoas com anemia provavelmente apresentarão uma queda do desempenho ao fazer exercícios, por isso antes de introduzir o assunto precisamos entender um pouco melhor sobre a doença. Ao contrário do que muitas pessoas podem pensar a anemia não é causada apenas pela deficiência de ferro, embora seja a forma mais mais comum. A anemia é caracterizada pela deficiência na concentração de hemoglobina ou na produção de hemácias. A Hemoglobina é um tipo de proteína, presente nos glóbulos vermelhos, cuja função é transportar oxigênio para os pulmões, e as hemácias são os próprios glóbulos vermelhos.
Existem dois tipos de anemia: agudas ou crônicas. E as crônicas podem ser adquiridas ou hereditárias.
- Agudas: quando há perda expressiva e acelerada de sangue, o que pode acontecer nos acidentes, cirurgias, sangramentos gastrintestinais, etc.
- Crônicas: provocadas por doenças de base, algumas hereditárias (talassemia e anemia falciforme, por exemplo) e outras adquiridas, como as que ocorrem por deficiência nutricional, na gestação, por deficiência de ferro (anemia ferropriva, a mais comum), por carência da vitamina B12 ou de ácido fólico (anemia megaloblástica).
Sintomas da anemia
Clique aqui e inscreva-se no nosso canal do Youtube!
Leia também: Por que a mão incha quando faço caminhada?
O principal sintoma da anemia é a redução do volume de sangue circulante e por consequência a diminuição da pressão arterial. Além disso nas anemias crônicas podem ocorrer:
- Palidez cutânea e nas mucosas;
- Cansaço;
- Falta de memória;
- Tonturas;
- fraqueza;
- Dores musculares;
- Sonolência,
- Falta de ar ou respiração muito curta;
- Palpitação e taquicardia.
A intensidade dos sintomas da anemia aumentam com a prática de exercícios e atividades físicas.
Diagnóstico e tratamento da anemia
O diagnóstico é feito através de avaliação clinica e exames de sangue. O tratamento depende da doença ou da condição que causou a anemia, portanto a anemia é tratada, tratando sua causa.
Tenho anemia posso fazer exercício?
Por meio das informações acima, vimos que a anemia pode causar diminuição da pressão arterial, falta de ar, taquicardia, dentre outros problemas e que o exercício torna esses sintomas mais intensos. Já que durante o exercício nosso corpo necessita distribuir grandes quantidades de oxigênio para garantir o bom funcionamento dos músculos.
Quando essa distribuição é prejudicada, ocorrerá uma queda no rendimento, a pessoa sentirá mais cansada para fazer os exercícios, mesmo aqueles que já está habituada a realizar.
Entretanto pesquisas mostram que fazer exercícios regularmente pode melhorar a resistência e o condicionamento físico geral, por isso pessoas com anemia podem se exercitar desde que estejam liberadas pelo médico e tenham acompanhamento profissional.
Um documento publicado pelo Exercise is Medicine do American College of Sports Medicine nos traz algumas dicas sobre a prática de exercícios para quem tem anemia.
- Converse com seu médico antes de iniciar um programa de exercícios.
- Tome todos os medicamentos, como recomendado pelo seu médico. O exercício não substitui o tratamento medicamentoso, nem as dietas específicas.
- O principal objetivo do programa deve ser melhorar a resistência. Escolha as atividades que você goste e faça regularmente.
- Se o seu nível de condicionamento físico é baixo, comece com sessões mais curtas (10 a 15 minutos) e, gradualmente, adicione cinco minutos para seus exercícios a cada duas a quatro semanas. O objetivo é realizar de 30 a 60 minutos, pelo menos, três a quatro dias por semana.
- Pelo menos duas vezes por semana, siga um programa de treinamento de força com uma a três séries de exercícios para os principais grupos musculares, com 10 a 15 repetições.
- Faça pausas freqüentes durante a atividade, se necessário. Seus exercícios devem ser confortáveis.
- Não se exercite com pressão arterial de repouso é maior do que 180/110 mmHg.
- Pare o exercício imediatamente se sentir dor no peito ou angina.
- Entre em contato com o seu médico se sentir dor no peito, respiração difícil ou fadiga extrema.
- Exercício de alta intensidade e desidratação pode aumentar o risco de crise falciforme (dor súbita pelo corpo).
- Acompanhe de perto o seu nível de intensidade e ficar dentro de sua zona de freqüência cardíaca alvo.
- Seu programa de exercícios deve ser projetado para maximizar os benefícios com o menor riscos de agravar sua saúde ou condição física. Considere contratar um Personal Trainer que poderá criar um programa de exercícios adequado para sua condição e necessidades específicas.
Amei, simplesmente amei… tenho Talassemia e desde novinha sofro com o desanimo e fraqueza pra fazer exercícios, e o que aconteceu com o passar dos anos, me tornei totalmente sedentária. Descobri a 3 anos que tinha escoliose, fui para fisioterapia e passava mal pelo esforço, o medico tb me mandou fazer musculação e quem disse q eu conseguia, eu mal tenho forças pra pentear o cabelo… mas agora comecei de novo, com caminhada, devagar, to fazendo meia hora, e parece que corri a maratona de Nova York… mas eu vou conseguir ser mais saudavel… a se vou!
Oi Camila,
É isso aí! Tem que começar devagar, fazendo pouco tempo de exercício bem leve e ir aumentando gradualmente.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Gostei muito, tenho anemia falciforme e estou praticando musculaçao depois que comecei estou me sentindo bem melhor 😉
Tenho anemia, sempre sinto dores nas pernas, nos braços, pulsos, sonolência e respiração curta. Eu não me importava muito com os sintomas, mas vi que pioraram ao passar uns dias. Faço exercícios físicos e senti que os sintomas ficaram um pouco mais fortes, dei uma reduzida, e agora estou mudando minha alimentação e vou fazer o tratamento. Chega de fraqueza!!!
Eu tenho anemia falciforme e estou pensando fazer musculação será que é arriscado? Qual é a melhor atividade indicada para pacientes com AF?
Oi Denise,
Não existe a melhor atividade física, mas aquela que você se adapte e se sinta bem. A musculação é uma das atividades mais seguras que existem justamente pela possibilidade de se controlar a intensidade, a quantidade e o volume do exercício.
Converse com o professor sobre o seu problema, use cargas leves, poucas séries e quantidade de repetições. Mantenha-se sempre hidratada e use roupas leves.
Ao sinal de qualquer desconforto, interrompa a atividade imediatamente.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
E se proteja do frio ! Tenho doença falciforme, sou SC, logo não é das piores, mas sofri muito com dores e pneumonias. O frio quando se está suado é o que mais me desencadeou problemas. Tenho 42 anos e pratico taekwondo há 2 anos, duas vezes tive dores intensas, nas duas estava sem o Dobok (Kimono só que em koreano), só de camiseta e calça. O ventilador foi o suficiente para eu precisar tomar analgésicos fortes no PS.
Agora também faço musculação, faz 40 dias. Sempre de agasalho leve, e se começo a suar muito, só abro ele e espero um pouco. Sempre me hidratando muito (mais de 1 litro de água durante os treinos, tanto do Taekwondo, quanto da musculação)
Tenho deficiência de ferro e uma anemia grave, estou tratando com medicamentos, porém devido há problemas com miomas, e sangrando há 17 dias hoje, me sinto fraca, com dores de cabeça, algumas palpitações e dores nas pernas. Contudo estou acima do meu peso ideal, tenho 31 anos, 1,70, e 77,800 kg, preciso me exercitar pois sou totalmente sedentária e estou engordando mesmo com a anemia, minha Endocrino recomendou a prática de exercícios, porém gostaria de saber se as atividades não irão piorar meus sintomas?
Oi Cláudia,
Uma coisa por vez. Não dá para pensar em exercício com esses problemas todos. Vá ao médico para se tratar e quando estiver melhor comece a fazer exercícios leves compatíveis com o seu quadro de anemia. Sempre com orientação profissional.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Tenho anemia cronica posso caminhar quanto tempo
Oi Rejane,
No texto você encontra todas as informações.
O primeiro passo é ter a liberação do médico para se exercitar, havendo essa liberação comece com 10 minutos e aumente o tempo gradualmente.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Eu tenho anemia.. Posso toma suplemento?? Me disseram que contém vitaminas ou alguma coisa assim será que posso
Oi Brenda,
Se tem anemia precisa conversar com seu médico para ter a indicação do melhor tratamento.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Eu tenho anemia, meu médico não falou qual o tipo. Eu fazia academia e ele me proibiu e falou q se eu continuar malhando posso ter um avc, fiquei com medo de malhar,mas, não quero ficar sedentária, alguém sabe exercícios leves que eu poderia fazer? Me ajudem 🙁
Oi Gislaine,
Procure a opinião de um outro médico, pergunte tudo o que deseja à ele e só saia de lá quando tiver todas as suas dúvidas sanadas.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Olá, eu estou com a hemoglobina de 10,41 e tenho 4 miomas no útero,estou com um sangramento leve ha + ou – 29 dias,antes de começar esse sangramento eu fazia zumba e exercícios aeróbicos, Gostaria de saber se com esse quadro posso voltar a fazer minhas atividades físicas, não sinto muito cansaço,mas fico com medo de ter algum problema,só terei consulta medica em janeiro!
Grata!
Oi Erica,
Só com liberação médica.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Oi a Dra disse que eu tou com anemia , e me receitou combiron , ja tomei 21 será que posso começar a fazer uma hora de caminhada ?? Bjoss aguardo resposta ???
Oi Sandra,
Só a médica pode te responder.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Olá Dr. Denise, eu estou com anemia ja há um ano e a minha hemoglobina não sobe, ela ta 8, 2…
A fui na medica ela passou 5 sessões de noripurum mas minha dúvida é, se posso fazer esforço, me sinto muito mal quando passo por algum nervoso, a senhora acha q preciso tenta leva uma vida mais calma e mais repouso???
Desde ja obrigada
Oi Mariana,
Não sou Médica, mas Profissional de Educação Física.
Siga as instruções da sua médica, tire todas as suas dúvidas com ela.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
tenho traços de AF,POREM SINTO ALGUNS SINTOMAS DE UMA PESSOA QUE TEM AF 100%,POSSO PRATICAR ACADEMIA NORMALMENTE,E HA ALGUM MEDICAMENTO QUE POSSA ME AJUDAR??
Oi Sergio,
Você precisa consultar um médico pra saber.