Anabolizantes e esteroides anabolizantes são coisas diferentes, você sabia? Na verdade o segundo é uma categoria do primeiro. É comum vermos publicado na mídia sobre os malefícios dos anabolizantes e seu uso abusivo ser condenado, nesses casos, na verdade estão se referindo aos esteroides anabolizantes.
Um dos casos mais recentes onde o termo foi usado de forma equivocada foi o caso do cantor Netinho, internado em estado grave após uma mal sucedida biópsia no fígado que teria sido necessária pela presença de nódulos associados ao uso indiscriminado de substâncias anabolizantes, ou melhor dizendo esteroides anabolizantes.
Para acabar de uma vez com essa confusão vou explicar a diferença entre anabolizantes e esteroides anabolizantes.
Qual a diferença entre anabolizantes e esteroides anabolizantes.
Anabolizante é qualquer substância que favoreça o crescimento de determinado tecido, que provoque anabolismo. E ela não é necessariamente ruim para a sua saúde.
O efeito contrário é chamado de catabolizante. A substância que vai favorecer o anabolismo não é necessariamente um medicamento ou uma pilula mágica, pode ser um alimento. Por exemplo o macarrão que o atleta come antes do treino tem função anabolizante. Ou ao contrário um atleta que treina sem se alimentar corretamente sofre com o catabolismo, perdendo a massa muscular que foi usada como fonte de energia.
Esteroides anabolizantes, são hormônios com características anabólicas, que promovem o crescimento especialmente de tecido muscular e ósseo.
Os esteroides anabolizantes são largamente usados na medicina para o tratamento de diversos problemas como por exemplo queimaduras extensas, grandes cirurgias, indivíduos desnutridos, pacientes terminais de câncer, atrofias musculares dentre outros.
Por serem extremamente eficientes no ganho de massa muscular, acabam sendo procurados por fisioculturistas, mas seu uso indiscriminado e sem acompanhamento médico pode levar a efeitos colaterais irreversíveis.
Suplementos são anabolizantes?
Aqueles que são usados no ganho de massa muscular, sim são anabolizantes!
Embora os suplementos alimentares que ajudam a ganhar massa muscular sejam infinitamente mais seguros do que os esteroides anabolizantes, tendo efeito colateral praticamente zero, quando usados de forma errada podem causar sobrecarga nos rins e no fígado. Leia sobre esse assunto aqui.
Se você quer usar suplementos consulte sempre um nutricionista esportivo.
Agora todas as vezes que ouvir falando que os anabolizantes fazem mal, vai entender que na realidade estão se referindo aos esteroides anabolizantes.