Ícone do site Fique Informa

Alongamento: conheça mais

Alongamento X Flexibilidade
Os termos alongamento e flexibilidade são freqüentemente confundidos. Flexibilidade é uma capacidade física, assim como a força e a resistência. Ela se refere à amplitude de movimento das articulações. Alongamento é o nome dado aos exercícios que usamos para melhorar a flexibilidade.

Os exercícios de alongamento podem ser de três tipos:

E aí? O que acontece nessa tal de FNP?
Em nosso músculos temos o Fuso Neuromuscular (FNM) e o Órgão Tendinoso de Golgi (OTG) cuja função é proteger o músculo de lesões. O FNM está localizado no ventre do músculo e detecta a extensão inesperada do músculo travando-o. Já o OTG está localizado no tendão e detecta seu estiramento relaxando o músculo contraído.
Quando o tentamos alongar o indivíduo o FNM entra em ação, protegendo o músculo que está sendo alongado. Quando o indivíduo faz a força contrária ativa o OTG, que relaxa o músculo contraído inibindo a ação do FNM, desta forma consegue-se uma maior amplitude do movimento.

Vantagens e desvantagens:

Como escolher????

A escolha do tipo de alongamento depende da especificidade da tarefa e da capacidade do aluno. Utilizar os métodos passivo e FNP requer um grande conhecimento por parte daquele que está alongando. Na dúvida utilize o método passivo.

Sair da versão mobile