Todos sabem que sou uma entusiasta e usuária frequente do videogame wii, da Nintendo. Já escrevi diversos posts sobre o assunto, mais especificamente sobre o wii fit, portanto não poderia deixar de me manifestar sobre os problemas que seu uso exagerado vem causando.
Médicos tem alertado para os riscos de se lesionar jogando o videogame. Como a maioria dos jogos exige movimentação do corpo muitas pessoas tem se machucado e o que não surpreende é o fato de a maioria ser sedentária. Uma máteria publicada recentemente na coluna Saúde e Boa Forma da Folha de São Paulo chama atenção para o fato do wii ter despertado o interesse de pais e avós no intuito de se aproximar das crianças e de pessoas que fugiam dos videogames tradicionais.
Fazer uma atividade física adicional é uma grande vantagem do wii, o problema é quando não se tem limites, o que acontece com facilidade para quem joga. Eu mesma já passei mais de uma hora brincando, a questão é que tenho preparo físico para isso. E quem não tem?
Bom, quem não tem, pode acabar se machucando. A maioria das lesões não é grave, são dores músculares, alguns estiramentos simples, mas há quem já tenha rompido seriamente os alguns músculos e ligamentos. Segundo a Folha de São Paulo, médicos ingleses afirmar que cerca de dez jovens buscam os hospitais relatando problemas ortopédicos após o excesso do jogo.
O diretor de mercado da filial francesa do grupo japonês, Mathieu Minel, afirma: “No máximo, temos conhecimento de músculos inchados. Isso afeta principalmente as pessoas que fazem pouco ou nenhum esporte ou as que têm, por exemplo, excesso de peso. Recomendamos a essas pessoas que façam um check-up com seu médico antes de jogar para comprovar que não têm riscos”.
De qualquer forma é bom ficar atento as lesões mais comuns aparecem nas articulações dos joelhos (por causa da flexão constante), de ombros, cotovelos e punhos (por causa dos socos, raquetadas ou golpes virtuais), depois da atividade exagerada.