Ícone do site Fique Informa

Academias low cost – cinco questões comuns

Com frequência recebo mensagens de gestores com dúvidas sobre academias low cost, algumas desesperadas com a possibilidade de perder alunos para elas, outras com ideia de aproveitar a onda e transformar sua academia em low cost. O fato é que as academias low cost chegaram há algum tempo e ao contrário do que muitos imaginavam, não são um modismo, pelo contrário, vieram para ficar.

Hoje, enquanto escrevo esse texto, a Smart Fit, maior rede low cost, está com 190 unidades. Outra rede em expansão a Just Fit conta com 15 unidade no estado São Paulo. E ainda há inúmeras outras com uma, duas, três unidades espalhadas por todo país. A primeira coisa a se colocar na cabeça antes que qualquer questionamento sobre academia low cost é que elas são um modelo de negócio bem definido e como tal com algumas características próprias, mas que podem sofre pequenas variações conforme o público alvo e localização.

 Cinco questões frequentes sobre academias low cost

Clique aqui para conhecer a Escola Online de Negócios Fitness

Clique aqui e assine nosso canal no Youtube

Leia também: BlueFit: academia low cost com muitas atividades

As respostas para essas questões sobre academias low cost você encontra em um vídeo  e mais alguns comentários comentários.

1- Academia low cost vai roubar clientes da minha academia?

Essa é top 1, sem dúvida. Existe um pânico geral em relação à essa questão, principalmente em função dos preços praticados pelas academia low cost. No vídeo explico como acabar com esse medo, mas adianto que tem relação com preço x valor.

2- Academia low cost é ruim para o mercado fitness?

Talvez essa impressão tenha nascido do descontentamento dos Profissionais de Educação Física em relação às academias low cost terem um quadro muito reduzido de funcionários e um formato quase que self-service de trabalhar.  Essa é uma maneira equivocada de olhar para esse segmento e vou explicar porque.

3- Academia low cost não tem aula coletiva.

Isso não é regra! E a atenção deve estar voltada se as aulas coletivas (ginástica), são o diferencial da sua academia.

4- Vou transformar minha academia em low cost abaixando o preço.

Não confundir low cost com low price! Toda academia low price é obrigatoriamente low cost, o contrário não é necessariamente verdadeiro.

5- Academia low cost é barata para montar.

É justamente o oposto, e no vídeo você saberá o motivo.

Publicado originalmente em 5 de novembro de 2015.
Sair da versão mobile