A quantidade de academias ao ar livre vem aumentando muito, mas existem vantagens e desvantagens em usar estes locais para treinar. A proposta desses espaços é incentivar a prática de atividades físicas e melhorar a qualidade de vida da população.
Realmente as academias ao ao livre são um convite a se exercitar, equipamentos coloridos, diferentes, despertam nas pessoas no mínimo curiosidade para saber como funcionam. É lúdico, lembram o play-ground, os brinquedos dos parques destinados exclusivamente às crianças. Vendo por esse lado, as academias ao ar livre, aparentemente tem cumprido com o seu papel. Sempre que vejo alguma, está sendo usada por várias pessoas.
O modelo é novo, a ideia é antiga
Quem nunca viu em um parque ou na praia aqueles equipamentos feitos em madeira para se exercitar? Os mais comuns são barras fixas, barras paralelas, pranchas para abdominais, traves de equilíbrio e argolas. Alguns se assemelham àqueles circuitos militares.
A ideia é a mesma e vem de um modelo que nasce em 1926, conforme o levantamento histórico feito pelos professores: Edison Francisco Valente e Japson Macêdo de Almeida Filho que pode ser consultado clicando aqui. Posteriormente, a partir de 1960, com o Movimento Esporte para Todos esses espaços se multiplicaram.
Então podemos dizer que as academias ao ar livre sempre estiveram ali, mas que hoje, mais modernas, mais coloridas, chamam mais a atenção e despertam o interesse na utilização mais do que no passado.
Qual a relação entre o Movimento Esporte para Todos tem com as academias ao ar livre
Segundo Tubino, no texto que pode ser lido clicando aqui, o Movimento Esporte para Todos teve vários sentidos e interpretações. O primeiro deles foi o da democratização da atividade física e da prática esportiva, sendo incorporado ao Esporte-lazer da Carta Internacional de Educação Física e Esporte da UNESCO, pelas suas características e espontaneidade. Na década de 1990 esse conceito se renova, compreendendo além do lazer, a promoção da saúde.
As academias ao ar livre são a maior representação de democratização das atividades físicas. Qualquer pessoa, em qualquer momento, sem custo algum, pode se beneficiar utilizando aquele espaço, tanto do ponto de vista do lazer quanto da saúde.
Academias ao ar livre: vantagens e desvantagens
A principal vantagem é ter um espaço público, atrativo, modernamente equipado para fazer exercícios que podem contribuir para o combate ao sedentarismo, ajudando na promoção da saúde da população.
A desvantagem é que não sabemos ao certo se o uso desses equipamentos oferecem algum tipo de risco de lesão.
Academias ao ar livre podem trazer riscos aos seus usuários
O texto publicado pelo Portal da Educação Física, “Academia ao ar livre: vale a pena?”, da Revista Época, faz esse tipo de questionamento. Sem dúvida esses espaços ajudam a sair do sedentarismo, mas e a qualidade das atividades feitas ali, será que realmente promovem a saúde?
A resposta só poderá ser dada se forem feitos estudos específicos sobre esses espaços, e essa não é só a minha opinião, mas também de Julio Cerca Serrão, professor de Biomecânica da USP e de José Maria Santarém, Fisiatra. O fato é que exercícios mal feitos podem provocar lesões.
Tem sido bastante discutido entre os Profissionais de Educação Física sobre a falta de orientação profissional no uso das academias ao ar livre e os riscos de lesão, o próprio CONFEF, Conselho Nacional de Educação Física, defende a presença de profissional nesses espaços.
O que eu pergunto é, será que colocar profissionais de Educação Física nesses espaços resolve o problema? O próprio texto do Portal da Educação Física, mostra que nem fabricantes, nem Profissionais de Educação Física consultados sabem a função de alguns equipamentos. Como orientar os exercícios se sequer sabemos para o que servem? Uma análise biomecânica se faz necessária, alguém já viu algum professor de musculação orientar sem saber para que serve o aparelho e o exercício? E de Pilates?
Se os profissionais desconhecem, imaginem os usuários? Apesar desses espaços serem largamente difundidos no exterior a grande diferença está na educação para o movimento que a população recebe lá fora. Mais uma vez digo aqui que se faz necessário uma Educação Física Escolar que realmente prepare as pessoas para se exercitarem com segurança, para saberem o que e porque estão fazendo. Se tivéssemos isso por aqui provavelmente só falaríamos das vantagens da academia ao ar livre e estaríamos realmente comemorando mais um espaço público para a promoção da saúde.
Colocar um profissional de plantão nesses lugares é uma política para apagar incêndio. O que realmente deveria ser feito é prevenir. Uma boa Educação Física é aquela que permite ao aluno apreciar, usufruir e gerenciar a própria atividade. Essa é a verdadeira função do Profissional de Educação Física.
Parabéns Pela Reportagem Adorei, sou da cidade de Maceio:Al e gostaria de saber de voces si voces tem o Contato do fabricante desses Equipamentos…abraços
Dario Maceio:Al
Respondendo para o Dario
Oi Dario!
Infelizmente não sei informar…
Um abraço
Profa. Esp. Denise Carceroni
Acredito que o fabricante inicial destes produtos que iniciou a ideia no Brasil foi uma empresa de maringá, Ziober ATI, tinha um contato na empresa, chamado Rafael, que se não me engano é o gerente técnico deles. Segundo a empresa, eles são os responsáveis e pioneiros em trazer estes equipamentos pro Brasil, inclusive com patentes registradas por um tempo, que acredito ja ter expirado. Acredito que valha a pena conferir visto a pouca informação disponível sobre estes equipamentos e as vantagens que suponho, eles tragam.. me exercito 5 vezes por semana nestes equipamentos, porém, sem informação, sem orientação e sem conhecimento suficientes para melhor aproveitá-los. Ainda assim tenho percebidos bons resultados, lógico que outros exercícios também poderiam trazer resultados tão bons quanto, porém.. como avaliar?
Oi Douglas,
Na verdade o ideal é ter um Profissional de Educação Física para orientar.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Também utilizo, pena que alguns aparelhos como o de abdominal não tem aqui. Acredito também que se não houver uma orientação, muitas pessoas podem ter lesões, eu mesmo forçei meus joelhos em algumas.
eu queria saber o quanto que eu posso fazer exercicios
pois a minha idade é de 44anos e pratico futebol e todas as vezes que treino sinto lesão na panturrilha e eu queria saber o que posso fazer para não acontecer essas dores?
Respondendo para o Edgar
Oi Edgar!
A idade não é fator limitante para o exercício, mas sim sua condição física. As dores na panturrilha após o futebol, não significam necessariamente que se lesionou, pode ser apenas uma dor muscular tardia, que ocorre toda vez que excedemos em uma atividade que não estamos habituados a fazer com frequencia ou uma atividade nova. Se você joga futebol com frequência (mais de 2x por semana), as dores podem estar sendo causada pela maneira que você corre, mas teria que observar para dizer.
De qualquer forma sugiro que além do futebol você faça um trabalho de preparação física.
Um abraço
Profa. Esp. Denise Carceroni
Muito bom a matéria
É um projeto muito bom que só trás melhorias para a população, porém precisa orientar os usuários,umas das formulas mais fácil é colocar placas informativas de como se deve fazer o excercício,e um profissional já que o mesmo não vai poder está o tempo todo…
Olá,
Gostaria muito de saber onde posso encontrar esses equipamentos de ginastica ou pelo menos o modelo deles pra mandar fazer.
Fico no aguardo!
Abraços Rose
Respondendo para a Rose
Oi Rose!
Dê uma olhada nesse link: http://www.flex.ind.br/asp/index.asp?ir=produtos.asp&linha=36963&tradicional=
Um abraço
Profa. Esp. Denise Carceroni
Ola, eu moro em um condominio que tem oito mil moradores, eu tnho muita vontade, de fazer uma academia ao ar livre.Porque tem muita gente ,senhoras mocas idosos e jovem que nao tem nada em academia entao eu fazendo caminhada todos os dias eu fico olhando aquelas senhorinhas,caminhado com muita difculdades, foi entao que vi uma academia de ferro ar livre, nossa aqui seria muito bom para todas esas pessoas gostaria de saber como fazer pra trazer esta cademia para nosso predios que sao vinte e um predio, e sonho ter esta academia ou de madeira ou de ferro desde de ja agradesco , aqum quiser me ajudar um grande abraco
Respondendo para a Josefa
Oi Josefa!
Faça uma busca com os termos academia ao ar livre que aparecerão vários fabricantes desses equipamentos.
Um abraço
Profa. Esp. Denise Carceroni
vejo que é necessário um profissional de educação fisica nas academia ao ar livre,pois temos sim cochecimentos metodológicos e praticos para orientar e esclarecer duvidas dos usuarios das academias e não é necessário apenas praticar esses aparelhos montados,temos varias atividades que podem ser desenvolvidas com essas pessoas para trazer beneficios e ganhos para sua saude, são infinitas as opções de um profissional de educação fisica, as pessoas merecem sim a presença nossa,vamos cobrar mais dos politicos que deveriam pensar mais na população que frequentam esses ambientes. obrigado
olha eu faço essa acdemia a quase 2 anos e me cinto bem tenho 57 anos nao tenho pressao alta nao tenho colesterol e amagreci 13 kilos nesse periodo portanto so tenho agradecer e tambem nao posso pagar uma academia encontrei a soluçao nessa ao ar livre obrigada..
Olá, o que eu quero saber é como se faz para impedir as crianças de usarem os aparelhos de ginástica nas praças, pois o que vemos é um absurdo, eles não tem idade nem condição de usá-los, ou conscientizar os responsáveis sobre isso.
obrigada
Oi Wilma,
A praça é pública, apenas o poder público poderia proibir. Um trabalho de conscientização dos pais pode ajudar, mas quem teria essa iniciativa?
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Eu sou usuária da academia ao ar livre, pois na minha cidade UNIÃO DOS PALMARES-AL tem e somos acompanhados por um profissional da área que é especialista em exercícios da terceira idade, mas todos participam independente da idade e já tivemos ótimos resultados com pessoas que já enfartaram, que tiveram AVC, entre tantos outros problemas e o instrutor consegue êxito junto ao aluno da terceira idade ou não, quando não vou sinto falta o meu corpo sente…
sou afavor das academias ao ar livre.
“A desvantagem é que não sabemos ao certo se o uso desses equipamentos oferecem algum tipo de risco de lesão.’
com relação a este trecho já que as academias estão cada vez mais presentes nas cidades,a solução é nos como profissionais iniciarmos nossas pesquisas a respeito,a problematica ja foi lançada,vamos então agora a pesquisa para comprovar ou não destas afirmações!
“será que colocar profissionais de Educação Física nesses espaços resolve o problema? O próprio texto do Portal da Educação Física, mostra que nem fabricantes, nem Profissionais de Educação Física consultados sabem a função de alguns equipamentos. Como orientar os exercícios se sequer sabemos para o que servem?”
Na minha opinião pode ate não resolver o problema mas sem duvida é um grande avanço,se existem aparelhos que se desconhecem a função porque são utilizados? sou afavo de utilizar o que se tem certeza pra que serve que grupo muscular trabalha,se todas as pessoas podem usar ? essses tipos de questionamentos.
No meu projeto devem ser incentivadas aulas para os praticantes das academias ao ar liver a cada 15 dias aulas ministradas por profissionais de ed. fisica.
para orientação do puplico que usufrui desta atividades como LAZER ou mesmo por na poder PAGAR uma academia. Como disse anteriormente su afaou da academia ao ar livre e afavor de aulas que condusão os usuarios ao uso correto dos aparelhos,tenho como objetivo tbm a pesquisa para a comprovação ou nao da eficássia dos aparelhos..Mas gostei de ler sua publicação seus argumentos são validos e a problemtica é verificavel nestas academias porem eu venho com uma possivel solução. Atravez do meu projeto me propono a descobrir! Atenciosamente Ana Camila Silvestre
Eu começei a frequentar a academia ao livre do meu bairro.Pretendo emagrecer e tonificar a musculatura.Como ja fiz academia,sigo um treino semelhante ao que eu fazia.Acho que se as pessoas fizerem os exercicios com cautela,mantendo a coluna reta,prestando atenção nos joelhos,cuidados que devem ser tomados em qualquer academia,não há problemas.O problema mesmo são as crianças,que brincam nos aparelhos.E o pior é que os pais levam as crianças para brincar lá,ainda mais nessa época de férias.A população tem que utilizar a academia e conserva-la,pois acredito que as vantagens são maiores que as desvantagens.
Olá,
Adorei a matéria das academias ao ar livre. Gostaria de saber, se dá para emagrecer praticando esses exercícios tranquilamente, respeitando as seções indicadas no quadro, etc.
Oi Priscila,
Dá sim, mas não esqueça que a alimentação também é fundamental.
Profa. Esp. Denise Carceroni
Acho bem inviável a ideia dos profissionais nas academias ao ar livre, afinal, é um projeto que funciona 24hrs, muitas vezes em locais bem perigosos e, enfim, não creio que a prefeitura faria algo assim. Mas acho que uns quadros informativos sobre como se usa e o que trabalha cada equipamento, assim como uma orientação escrita sobre o tempo de utilização de cada aparelho, ajudaria muito. Poderia ser até por propagandas na tv.
Gostei da matéria e estou á procura de uma resposta: a quem cabe a manutenção destes espaços?já que é uma parceria entre entre a secretaria de saude e de esportes ,de quem é a responsabilidade pela manutenção ,regulagem correta(se existe conforme dito nas reportagens que li..)pois o que vejo nas da minha cidade que foram doadas pelo ministerio dos esportes que elas estão tortas,sem regulagem e muitas estragam e ficam oferecendo perigo aos usuários e ninguem assume a responsabilidade…
Oi Maria Cristina,
A manutenção geralmente é de responsabilidade do administrador do espaço onde foi instalado.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Ola,estou tentando fazer um projeto de pesquisa para a faculdade,gostaria de saber onde encontro mais informações sobre as academias ao ar livre,como por exemplo de onde surgiram,estou a procura em varios sites,mas esse tema é pouco discutido e o material é escasso.
Espero fazer um bom projeto onde servira de referencia aos meus colegas e demais usuarios.
Oi Suelen,
Excelente tema e difícil também pelas informações que são realmente escassas. Minha sugestão é ir um pouco pela história da Educação Física que com certeza passa por estruturas ao ar livre. Neste posts mesmo, falo sobre isso.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Muito esclarecedor seu post sobre as ATIs, gostei bastante é sempre bom a gente ter um segundo olhar. Aqui em Maringá sempre tem profissionais de Educação Fisica a disposição toda a parte da manhão e no começo da noite quando o movimento é maior. Eu particularmente gosto bastante de frequentar mesmo não sendo idosa, mas procuro ir sempre em horarios em que os professores estão para ter uma orientação de como usar os aparelhos.
Mais uma vez muito esclarecedor seu post, obrigada. Parabéns.
Gostaria de saber qual é o tempo correto do uso do Esqui por dia, estou fazendo apenas ele 30 minutos e gostaria de saber se com este tempo posso ter um bom resultado. nao faço outros pois tenho artrose e acho que este pode mim ajudar um pouco a manter a forma com uma caminhada. obrigada. no aguardo.
Oi Adélia,
É difícil avaliar sem conhecer a pessoa e os objetivos. 30 minutos de atividade física diária é a recomendação mínima para manter uma boa qualidade de vida.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Boa tarde, professora.
Deixo minha admiração e meus sinceros elogios ao texto.
Mas, no que diz respeito à presença do profissional de Ed. Física nesses espaços, discordo da sua posição. Primeiro que, levando em consideração a educação oferecida a população brasileira, é impossível esperarmos que todos os cidadãos se tornem aptos para a realização dos exercícios da ATI com segurança e eficiência.
Supondo-se que a educação escolar fosse oferecida com qualidade para toda a população, mantenho minha posição, uma vez que a análise biomecânica dos movimentos estão em constante estude e, claro, sofrendo mudanças. É imprescindível a presença de um profissional CAPACITADO para auxiliar, orientar e atualizar os praticantes.
No mais, é isso. A parabenizo novamente e me coloco à disposição para uma discussão construtiva.
Grande abraço, Rafael.
Oi Rafael,
Sempre bom contar com pessoas bem educadas por aqui, que respeitam a opinião do próximo, sem necessariamente concordar.
Discussões sobre o assunto são sempre bem vindas. O post foi escrito há 7 anos, de lá pra cá, minha opinião não mudou. Um ponto que nem levanto no texto é a viabilidade de manter um profissional nesses locais que muitas vezes estão em espaços abertos, com acesso irrestrito 24 horas. Criar um sistema de plantão com horários específicos, poderia ser uma alternativa? Talvez.
De qualquer forma continuo olhando além, continuo questionando o formato da atuação do Profissional de Educação Física hoje, mais próximo de uma babá (não desmerecendo o trabalho da babá) do que de um professor.
Abraços
Denise
Eu pessoalmente prefiro ginástica dentro de casa. No entanto, ter que treinar ao ar livre também não é uma coisa ruim. você pode respirar ar fresco enquanto faz o que precisa fazer. De qualquer forma, obrigado por este < ótimo artigo