Como você imagina a academia do futuro? Alta tecnologia, automação, precisão, professores menos técnicos? Sim, estamos caminhando para isso, mas mais importante do que isso é tentar entender quem será o seu público no futuro e assim saberemos como será sua academia.

academia_futuro

Participei da 12ª IHRSA Fitness Brasil e a palavra que mais ouvi foi “experiência”. As academias que irão sobreviver serão marcadas pelas experiências que oferecerem aos clientes e entenda essa palavra no seu mais amplo aspecto. Experiências, claro, positivas. E só é possível oferecer experiências positivas segmentando seu público.

Mais do que nunca prevalece a velha máxima: nem Jesus agradou à todos.

Academias grandes que oferecem tudo para todos continuarão existindo e crescendo, o que não faz mais sentido é querer achar que pode competir com elas, pelo menos não nos grande centros. A academia do futuro é aquela que irá se especializar em um determinado público: academia para crianças, academia para mulheres, academia para obesos, academia para idosos ou qualquer outro nicho que você puder imaginar.

De mãos dadas com a segmentação vem a humanização dos processos. As academias estarão cada vez mais automatizadas, utilizando equipamentos de alta tecnologia, mas com processos mais humanizados. Essa humanização começa no projeto arquitetônico da academia, passa pela equipe de comunicação, vendas, professores e toda a equipe de apoio. Seu cliente quer ser único, quer ser mimado.

Defina quem será o seu cliente, estruture a sua academia para recebê-lo, contrate seus colaboradores pensando nisso. A chave para o sucesso estão nas pessoas.