Os exercícios para o músculo oblíquo do abdomem são caracterizados pela rotação do tronco. Podem ser feitos com o auxílio de equipamentos ou direto no solo. O princípio para aumentar a dificuldade de execução é o mesmo do reto abdominal que foi comentado no post Abdominais parte II: Qual o mais adequado? e no post Construindo um abdômen forte e saúdável.
Exercício1: Um dos exercícios mais populares para os oblíquos é este em que cruza-se uma perna sobre a outra faz-se a flexão com rotação do tronco, mantendo um braço aberto e apoiado no solo, do mesmo lado da perna que está cruzada e aproximando o cotovelo do braço oposto ao joelho.
Exercício 2: Esta é uma outra opção de exercício abdominal para o oblíquo, mais difícil do que o primeiro. Deitado de lado, apoiar o antebraço no chão e aproximar as duas pernas do cotovelo.
Exercício 3: O abdominal oblíquo cruzado também é mais difícil do que a primeira opção. Nele as pernas não tocam o chão e faz-se o movimento cruzando a linha média do corpo.
Treinando:
Iniciantes:
Exercício 1: 2 a 3 séries de 10 ~ 15 repetições.
Intermediários:
Exercício 2: 3 séries de 10 ~15 repetições, com ombros apoiados.
Exercício 3: 3 séries de 10 ~15 repetições, com pouca inclinação.
Avançados:
Exercício 2: 3~4 séries de 10 ~15 repetições, com ombros fora da bola.
Exercício 3: 3 ~4 séries de 10 ~15 repetições, com muita inclinação (até 45º, neste caso só com a prancha).