Muitas pessoas fazem exercícios abdominais, mas não conseguem o resultado desejado. Os motivos para o insucesso podem variar, há aqueles que têm enorme dificuldade em executar os exercícios abdominais, há aqueles que não sabem como tornar o exercício mais desafiador e portanto ficam estagnados, há também aqueles que usam os exercícios abdominais de forma equivocada.
O abdômen é formado por três músculos superficiais (reto, oblíquo interno e oblíquo externo) e um músculo profundo (transverso) cuja principal função é estabilizar e dar sustentação ao corpo. Ter um abdome forte antes de ser bonito, é saudável, pois contribui para ter uma postura melhor.
A ilustração abaixo mostra a posição de cada músculo que forma o grupo muscular abdominal.
Qual resultado você quer com exercícios abdominais?
Clique aqui e inscreva-se no nosso canal do Youtube!
Para ler mais sobre abdominais, clique aqui!
Definir o objetivo é primordial para que possa determinar qual a estratégia que irá usar. Os resultados desejados dependerão disso, mas você também alcançará outros resultados que são característicos de qualquer trabalho que desenvolva de fortalecimento dos abdominais.
Esses são exemplos comuns de objetivos
- Conseguir uma barriga “tanquinho”;
- Eliminar a gordura localizada;
- Melhorar a postura;
- Ganhar estabilidade para a prática de determinados esportes;
- Diminuir dores na coluna.
Alguns desses objetivos são facilmente conquistados, outros dependem de muito esforço dedicação e acima de tudo conhecimento técnico, já eliminar gordura localizada, sinto em informar, que não irá acontecer.
Como atingir os objetivos?
Barriga tanquinho
Os exercícios irão fortalecer o músculo, mas para que o resultado possa ser visível é necessário eliminar a camada de gordura que cobre a região abdominal. (veja como no próximo item). Isso é conseguido com a combinação de exercícios e dieta adequada.
Os músculos dessa região respondem ao exercício como qualquer outro músculo, portanto não é necessário fazer mil repetições para ter um um abdômen definido.
Eliminar gordura localizada
Abdominais não resolvem esse problema. Nesse caso é preciso fazer exercícios que ajudem a queimar gordura de uma maneira geral, por consequência a da barriga também será queimada.
Os exercícios que mais queimam gordura são os de intensidade média e longa duração e os de alta intensidade e curta duração (HIIT), converse com seu professor para saber qual é o mais adequado para você.
No entanto, podemos ter uma falsa impressão de que os abdominais estão queimando a gordura localizada, por obtermos uma melhora na postura, conforme a explicação abaixo.
Melhorar a postura
A medida que a musculatura fica fortalecida, há melhora postural, pois o músculo abdominal ajuda a manter a postura ereta. E qual é a relação da “barriga” com a postura? Você pode estar se perguntando.
Por baixo do abdômen estão diversos órgãos (estômago, intestino, fígado, etc), quando este músculo é fraco há uma “acomodação” deles, chamada ptose abdominal. Se fortalecermos o abdômen ele irá “segurar” esses órgãos. É a tal da barriguinha pra dentro.
Não é preciso malabarismos, nem exercícios muito complicados. Os básicos como sugeridos no final do texto, geralmente dão conta do recado.
Ganhar estabilidade para a prática de determinados esportes
O fortalecimento da região abdominal e de outros músculos que compõe o core, favorecem a estabilização do tronco e podem ajudar na estabilidade em modalidades esportivas que têm essa exigência, como, por exemplo, na ginástica artística, na esgrima e nas artes marciais.
Além de exercícios mais convencionais, aqueles que trabalham isometria como as pranchas são desejáveis. Como cada modalidade tem exigências específicas, cabe ao preparador físico, determinar o que e quanto será feito.
Diminuir dores na coluna
Tem relação com a melhora na postura. A região abdominal forte ajuda a permanecer com a postura ereta, exigindo menos de outros músculos e muitas vezes ocasionando a diminuição de dores nas costas.
Vale o mesmo que foi dito para melhorar a postura, mas atenção: nem todo exercício é recomendado. Dependendo do problema a pessoa não poderá fazer a flexão do tronco, como nos exemplos dados abaixo. Cabe ao profissional que está prescrevendo o exercício selecionar alguma outra opção, que cumpra com a função, mas não exija movimento da coluna, como acontece nos exercício isométricos.
O movimento
O movimento que faz ativação da musculatura abdominal é a flexão da coluna (sim a coluna flexiona!). Abaixo selecionei dois exemplos de exercício abdominal bastante comuns.
Deite-se no solo, de barriga para cima, mantenha os joelhos flexionados e os pés ligeiramente afastados e apoiados no chão. Mantenha as mãos atrás da cabeça e flexione o tronco o suficiente para tirar os ombros do chão. Os principais músculos utilizados são os superficiais.
Se o movimento for realizado para frente o reto abdominal é o principal músculo acionado.
Se o movimento for realizado para a lateral os oblíquos serão os principais músculos acionados.
Existem muitas outras formas de fazer exercícios abdominais, formas de deixar ele mais fácil e também formas de deixar ele mais difícil. Se tiver alguma dúvida sobre o assunto deixe um comentário.
Publicação original: 2 de novembro de 2007
Abdominal na máquina é prejudicial?
Respondendo ao Cid…
Oi Cid!
Desde que bem executado, abdominal na máquina não causa prejuízo ao aparelho locomotor.
Um abraço
Profª Esp. Denise Carceroni
Denise, procuro não executar com meus alunos (dependendo do condicionamento…) abdominais em aparelhos. Apemas utilizo com mais freqüência a Cadeira Suspensa. Concordo com você quanto ao prejuízo que pode causar ao aparelho locomotor (na mesma proporção dos exercícios mal executados em outros aparelhos ou livres), mas um outro fator que dou relevância é a solicitação de outros músculos (ou grupos musculares) no momento do exercício como percebo nos abdominasi executados nas pranchas retas declinadas. O que você acha?
Respondendo para Angela…
Oi professora!
Tudo depende do nível de condicionamento. Um indivíduo com o abdomên forte que no plano é capaz de realizar centenas de repetições, necessita de um estímulo novo. Neste caso as pranchas são indicadas. Ainda que solicitem outros músculos (o que também ocorre em outros tipos de exercícios) estão aptos para aquele tipo de execução. Cabe a nós, professores, determinarmos qual a melhor forma de aumentar a sobrecarga para cada aluno.
Continue passando por aqui!
Um beijo
Profª Esp. Denise Carceroni
Bom,ja que abdominais não são bons para as gorduras localizadas, qual exercicio vcs indicariam para que haja diminuição da mesma??? Obrigado
Respondendo para o Frederico…
Oi Frederico!
Leia o post: Acabando com a gordura Localizada… e com os mitos também!
Profª Esp. Denise Carceroni
oi ,eu queria saber se uma pessoa que tenha um pouquinho de gordurinha na regiao abdominal mas ela faz exercicios diarios abdominal ,flexao e etc . Eu queia saber se a possibilidade de que se essa pessoa queimar esse pouquinho de gordurinha que ela tem na região abdominal tem a possibilidade de aparecer os musculos reto ,obliquo interno e obliquo externo ou seja a sua barriguinha de tanquinho ,isso é possivel ?
Respondendo para o Victor…
Oi Victor!
Algumas pessoas terão mais facilidade pela predisposição genética, mas é possível conseguir esse resultado com treino e dieta adequada.
Um abraço
Profª Esp. Denise Carceroni
Acredito que o uso frequente de ingestão de água,durante o dia e sempre a prática de caminhada ou corrida intença por meia hora todo dia cria meios de diminuir a barriga,isso crio que ajuda muito.
GOSTARIA DE UMA AJUDA, POIS UMA DE MINHAS ALUNAS ESTÁ CERTA DE QUE O ABDOMINAL FEITO NA MÁQUINA VERTICAL ESTÁ FAZENDO COM QUE SEU “ESTÔMAGO” AUMENTE. DIZ ELA TER SE INFORMADO COM VÁRIOS PROFISSIONAIS DE ED. FÍSICA E QUE ELES DISSERAM QUE ESSE TIPO DE APARELHO REALMENTE CAUSA ISSO.JÁ TNTEI CONVERSAR COM ELA, MAS NÃO ADIANTA! GOSTARIA DE UMA AJUDA, ALGUMA PROVA CONCRETA DE QUE ELA ESTÁ ERRADA! OBRIGADA.
Respondendo para a Darine…
Oi Darine!
Você pode explicar para ela que o que aumenta não é o estômago, mas o volume do músculo abdominal que está por cima dele.
De fato, dependendo do objetivo do treino (hipertrofia, por exemplo) isso pode ocorrer, o problema não está na máquina, mas na estratégia do treino.
Não esqueço de uma colega que tinha o corpo maravilhoso, mas de camiseta parecia barriguda. O abdomem dela era tão hipertrofiado que fazia volume sob a roupa, já de top era show de bola!
Um abraço
Profª Esp. Denise Carceroni
Oi, Denise.
Eu venho fazendo abdominais há um tempo; três meses, para ser mais exato. Tenho regulado meu peso com dietas e emagreci consideravelmente. Com a ajuda da musculação, consegui tonificar em parte alguns dos meus músculos, como o tríceps, o bícebs, o quadríceps e as costas, mas estou tendo problema com a região do abdomen, que, apesar de ter melhorado um pouco com as abdominais, não vêm apresentando os efeitos esperados. São um problema também os famosos “pneuzinhos”, os quais já consegui diminuir em parte, mas ainda estão lá. Faço três séries de quinze repetições por dia, de cada tipo de exercícios abdominais; tenho 1,90 e peso 71 quilos. Gostaria de saber quais são os métodos mais adequados para perder os pneus e dar relevo aos músculos abdominais (tanquinho, haha). Quase não tenho gorduras na barriga, mas ainda sim os músculos não aparecem.
Um abraço.
Respondendo para o Julio…
Oi Júlio!
Pneuzinhos são realmente um problema, a gente malha e eles insistem em ficar por ali…
Ao contrário do que você imagina, se você não consegue ver a definição da região abdominal é porque ainda há gordura depositada ali. E não existe mágica, é preciso controlar sua alimentação e fazer exercícios aeróbios.
Continue com seu programa de musculação, faça abdominais e respeite o tempo de recuperação, os músculos desta região funcionam como qualquer outro. E tenha paciência, muita paciência!!!
Um abraço
Profª Esp. Denise Carceroni
Olá td bem??
Queria saber melhor sobre “ptose”, tem um aluno na academia onde trabalho que esta com este problema, ele acha que os exercicios abdominais não fazem efeitos nenhum pra ele e que não estão sendo direcionados pro problema dele. Já tentei explicar que a idade avançada dele (73), apesra dele ser muito ativo e malhar pesado, pode prejudicar a evolução do treino, vc pode me ajudar??Tem algum site que explica algo sobre ptose??algum artigo??
Respondendo para o Walter
Oi Walter!
Ptose abdominal é uma flacidez anormal do abdomem causada pelo desequilíbrio de forças entre a musculatura anterior e posterior do tronco. O problema pode ser solucionado ou parcialmente revertido fazendo fortalecimento dos músculos abdominais e glúteos e alongamento da musculatura lombar, do ílio e psoas. Outra questão que deve ser levada em conta e tem relação com a idade é a flacidez da pele que pode dar uma falsa impressão da ptose, aí só fazendo plástica.
Um abraço
Profa. Esp. Denise Carceroni
Bom dia a todos. A algum tempo me surpreendi com o assunto da ptose. Há alguns anos, por estar desempregado e ansioso, passei a comer muito em casa. Passado alguns meses, resolvi treinar musculação e me apaixonei pela musculação. De início fiz uma dieta por conta própria em que chequei a perder 16 kilos. Mas minha barriga continuou saliente mesmo com pouca gordura. Tentei de tudo dietas, aeróbios, mas nada da pança abaixar, mesmo com pouca gordura. Sempre achei que a solução seria emagrecer tanto a ponto de ficar uma vareta para a barriga voltar ao normal. Mas vocês falam em exercícios abdominas para solucionar a ptose. Minha dúvida é: Fiz abdominais diariamente por cerca de 01 mês e não vi resultado. Será que meu caso não é ptose e pode ser outro? Ou requer muito tempo. Parabéns a todos pelo excelente site.
Respondendo para o André
Oi André!
Não consigo avaliar sem conhecê-lo. O fato é que um mês fazendo exercícios abdominais é pouco para conseguir um resultado satisfatório. Além disso existem outras variáveis, como a qualidade das execuções.
Um abraço
Profa. Esp. Denise Carceroni
Tenho um teste pra policia militar de abdominal. como posso me preparar para o teste?? Quantas séries e como devo realizar um exercicio de abdomianl??
(posição inicial com o executante deitado em decúbito dorsal, pernas e corpo esticados, pés unidos, braços esticados e paralelos, ao lado da cabeça,
com as mãos tocando o solo ou tatame, flexionar as pernas, sentando-se de tal forma que as coxas se aproximem ao máximo do tronco, estando os braços sempre esticados e
paralelos, levados à frente, com os cotovelos nivelados à linha média dos joelhos, por fora das pernas; desfazer o movimento, retornando à posição inicial).
Respondendo para o Newtanir
Oi Newtanir!
Você respondeu à própria pergunta! A melhor maneira para treinar é realizar o próprio exercício exatamente como deverá ser feito no dia do teste.
Um abraço
Profa. Esp. Denise Carceroni
OLÁ DENISE ,
MINHA DUVIDA É O SEGUINTE, EU ESTAVA COM 111KG , AGORA DEPOIS DE 50 DIAS ESTOU COM 96KG, FAZENDO REDUCAÇÃO ALIMENTAR E ACADEMIA , ESTOU TREINANDO PARA O TAF DA FEDERAL, PARA CHEGAR EM MINHA FORMA, PEGO MASSA FACIL, MAS A MINHA REGIÃO DO ABDOMEN E LATERAIS , ESTÁ UM POUCO AVANTAJADA, MEU MEDO É O SEGUINTE , UNS FALAM PRA FAZER ABDOMINAL PARA QUEIMAR , E OUTROS DIZEM SE VC FIZER ABDOMINAL VAI FICAR COM O ABDOMEN ALTO (INCHADO)E NAO QUEIMARÁ A GORDURA , POIS FICARA RIGIDA!
VC PODERIA ME AJUDAR A ESCLARECER ESSA DUVIDA CRUEL,RSRSRS, ABRAÇO E OBRIGADO.
Respondendo para o Diego
Oi Diego!
Abdominais enrijecem o músculo, não queimam a gordura localizada. É importante fazê-los para melhorar a postura, proteger a coluna e manter os órgão internos no lugar. Quanto a ficar com o abdomen alto isso poderá ocorrer se fizer um trabalho de hipertrofia.
Um abraço
Profa. Esp. Denise Carceroni
http://www.corpoperfeito.com.br/produto/El%E1stico_Resist%EAncia_Medium_Harbinger?url_riqueza=http%3A%2F%2Fwww%2Efiqueinforma%2Ecom%2Ftestes%2Fteste%2Dde%2Daptidao%2Dfisica%2Dtaf%2Dpolicia%2Drodoviaria%2Dfederal%2F&IDAfiliado=17522
” O ELASTICO QUE EU ACHEI É ESSE , É ESSE MESMO QUE TREINA PRA BARRA FIXA?”
ABRAÇO.
olá tudo bem ?
pilates tem o mesmo efeito que uma aula de ginástica localizada ou cada atividade possui resultados distintos ?
Respondendo para a Talitha
Oi Talitha!
Os objetivos dessas aulas são diferentes. Os resultados podem ser semelhantes. Leia o post: Pilates ou musculação? O que é melhor?
Um abraço
Profa. Esp. Denise Carceroni
Como assim tira barriga mas não elimina gordura localizada?
Não é a mesma coisa?
E como eu faço então para eliminar a gordura localizada na barriga?
Respondendo para a Angelita
Oi Angelita!
É isso mesmo. Leia novamente o post com atenção.
Não há como eliminar gordura de forma localizada através de exercício. Exercícios aeróbios ajudam a eliminar gordura, mas atuam de forma global.
Um abraço
Profa. Esp. Denise Carceroni
Profa. Esp. Denise
E o exercício localizado como addominal não tira barriga?
Respondendo para a Angelita
Oi Angelita!
Não! Infelizmente exercícios localizados não queimam gordura localizada.
A barriga pode diminuir pelo fortalecimento do músculo e melhora da postura, mas a gordura continuará ali.
Um abraço
Profa. Esp. Denise Carceroni
Olá Denise,
Já fiz algumas perguntas e fui muito bem respondido…
mas vou fazer um pequeno resumo para vc lembrar do meu caso.
eu pesava 107kg e comecei a fazer atividade física e reduzi para 97kg (com 36% de gordura) então resolvi procurar uma endocrinologista, que receitou a sibutramina que usei por dois meses, uma nutricionista que fez minha reeducação alimentar e um educador físico que me indicou fazer exercícios aeróbicos, com a intenção de baixar o percentual de gordura, e anaeróbicos para me acostumar com os exercicios e tb para melhorar a massa magra.
após chegar ao percentual de gordura de 15% solicitei ao educador físico que me fizesse uma atividade para hipertrofia os musculos.
Então cometi um erro (mas não tão errado): comprei uma proteina Isoprowhay, para aumentar a massa magra, o L-carnitina, para acelerar a queima da gordura. Porém não consegui consultar a nutricionista.
O resultado até agora é muito bom… to ganhando definição nos braços, pernas, minha postura melhorou, minha alimentação está muito saudável (ainda bebo cerveja e refrigerante socialmente, porém pouco).
O que está me dando trabalho é a região do abdomen… a barriga esta pequena, porém com aqueles peneuzinhos.
na sua opnião se eu continuar com os exercícios para hipertrofia (faço serie A, B, C de seg a sab) e trote+caminhada 3 vezes por semana durante 1 hora conseguirei acabar com essa barriguinha? e sobre os suplementos? o q vc axa? me dá uma luz para melhorar meu resultado!!!!!!!
Oi Fábio,
Você fez a lição de casa direitinho, por isso os bons resultados. Parabéns!
Vamos às suas perguntas:
Suplementos só com prescrição do nutricionista!
Quanto à barriguinha, precisa se certificar o quanto é gordura e o quanto é sobra de pele. Sobra de pele só com cirurgia plástica. Se for só gordura, a receita é paciência, exercício e boa alimentação. Neste caso eu aumentaria o treino aeróbio para mais dois dias e controlaria a intensidade com o frequencímetro, sempre entre 65% – 75% da freqüência cardíaca máxima.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
olá Denise,
obrigado pelos elogios… aprendi algo importante nessa jornada: A diferença entre o remédio e o veneno é a dose.
Quero te agradecer pelo blog, que me ajudou muito. Li muita coisa interessante aqui e passei o site para vários amigos.
Bom, em relação ao abdomen, fiz uma avaliação física pelo metodo da bioimpedância e constatei que o percentual de gordura do tronco caiu de 34,5% para 17,4% e minha pele não está flácida. Por isso vou escutar seu conceito fazendo um trote.
Queria tirar uma dúvida sobre o aquecimento para exercícios de hipertrofia. Vc disse que o aquecimento é o exercicio sem peso… isso eu entendi. mas e o desaquecimento? que tantos professores indicam? como é melhor fazer?
obrigado e abraços…
Oi Fabio,
Esqueça. Salvo nas atividades aeróbias onde há a necessidade de fazer a frequência cardíaca voltar ao normal, não há necessidade de fazer o desaquecimento.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Olá Denise,
fiz um comentário e acho que não foi enviado (por causa do meu not)… vou tentar refazer.
Primeiro obrigado pela ajuda.
Sobre a barriguinha gostaria de salientar que não estou com excesso de pele, pois consegui fazer essa redução no peso com muita atividade física e reeducação alimentar. caso queira ver uma foto minha de fevereiro para ver a diferença acesse:
http://www.facebook.com/media/set/?set=a.148629531922799.28113.100003272590084&type=3
já falei com a nutricionista e ela aprovou minha escolha do suplemento (iso pro whey) junto com um carboidrato. minha preocupação está na barriga que está pequena e com 17% de gordura. Após usar o suplemento ainda perdi + 2kg em quase duas semanas (hoje estou com 83,8kg). Por conta disso reduzi minhas atividades aeróbicas para não ficar magro demais e agora faço o treinamento A B C em 1 hora e depois faço entre 20 e 30min de atividade aeróbica com orientação de profissional habilitado.
Vou refazer minha pergunta… pela sua experiência, em quanto tempo consigo transformar essa barriguinha em algo mais definido ou até mesmo o tanquinho? kkkkkk
lembrando que sou uma pessoa muito dedicada.
obrigado pela ajuda e parabens por esse site. excelentes matérias.
Oi Fábio,
É difícil falar em tempo, isso varia de pessoa para pessoa. Geralmente quando nos dispomos a fazer atividades diferentes das habituais os resultados aparecem em até 3 meses.
Abdômen tanquinho também depende da predisposição genética. O treino de exercícios abdominais é importante, mas o fator que mais influencia sem dúvida é a alimentação. Quanto à isso você parece bem orientado.
Exercícios abdominais são difíceis de prescrever. Quando você treina bíceps, se fica leve, aumenta a carga, é basicamente assim que funciona. Com o abdominal também, só que para aumentar a sobrecarga no exercício abdominal é preciso uma boa dose de conhecimento de biomecânica, nào basta abraçar um pesinho. Converse com seu professor e veja se conseguem mudar a estratégia dos exercícios abdominais para atingir o seu objetivo.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
0i,queria saber se tem como os abdominais aumentarem o volume abdominal.
Oi Lili,
Pode aumentar sim. Como qualquer outro músculo quando treinado.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni