O monitor cardíaco é um aliado fundamental no processo de emagrecimento. Nosso corpo utiliza diferentes fontes de energia para manter-se funcionando e a mais difícil de ser utilizada é a gordura. A única maneira de emagrecer é metabolizando a gordura, através do exercício moderado, entre 65% ~ 75% da capacidade máxima do coração, processo que ocorre dentro da célula, na presença de oxigênio e é chamado de metabolismo aeróbio. A utilização do monitor cardíaco garante o controle real da frequência cardíaca, possibilitando que o indivíduo permaneça dentro desta zona,

Monitor cardíaco

 

Utilizando o monitor cardíaco

Clique aqui para comprar seu monitor cardíaco

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal do Youtube!

A zona ótima para metabolizar gordura será determinada através de teste ergométrico ou ergoespirométrico. Também podemos calcular esses valores, apesar de ser um método menos preciso é o mais utilizado.

  • FC treino = (FCmáx – FCrep) x % + FCrep
  • FCmáx (Freqüência Cardíaca Máxima) = 220 – idade
  • FCrep (Freqüência Cardíaca de repouso) = valor da FC medido após 10 ~ 15 min em repouso

Tendo os valores da frequência cardíaca para 65% e 75%, basta programar o monitor cardíaco para avisar sempre que estivermos fora desta faixa, chamada de zona alvo. Em alguns modelos basta inserir os dados que o cálculo é feito automaticamente. Uma fita transmissora fica presa no tórax através de uma fita elástica e envia os dados para o relógio.

Múltiplas funções

Além desta função básica os modelos mais sofisticados podem fornecer informações sobre gasto calórico, permitem a programação de exercícios, arquivo dos últimos treinos, sensor de velocidade e de distância, transmissão dos dados para o computador e muitas outras. Avalie suas necessidades e adquira o modelo que mais se adéqua a você, os resultados virão em pouco tempo e seus esforços contra a gordura serão recompensados.

Quer saber se dá resultado? 

Existem algumas formas de verificar se você conseguiu emagrecer, algumas são mais precisa do que outras.

  • Verifique suas medidas, utilizando uma trena de medição corporal. A diminuição das circunferências podem ser um indicador de que houve emagrecimento, principalmente nas regiões da cintura e do quadril.
  • Verifique seu peso, se possível em uma balança com sensor de alta precisão. Essa é a forma menos precisa de verificar se você emagreceu, pois se houver ganho de massa muscular, em função da sua rotina de treinos, o valor na balança pode variar pouco ou nada. Embora sua composição corporal pode ter mudado, seu peso sofre pouca alteração.
  • Verifique sua quantidade de gordura corporal com um monitor de gordura portátil ou se tiver o auxílio de um profissional faça a medição com um adipômetro (compasso de dobras cutâneas).

Anote esses valores e repita o procedimento escolhido após 3 meses. 

Emagrecimento saudável

O emagrecimento não deveria ser uma meta de saúde, mas a decorrência de hábitos saudáveis. Não existe exercício que emagrece, nem dieta que emagrece, o que existe é um comportamento que pode resultar em um déficit calórico e isso causar emagrecimento. Quando esse comportamento envolve o sofrimento na escolha da alimentação e dos exercícios, não é saudável. E não será sustentado por muito tempo.

Não tenha pressa. Um emagrecimento rápido, pode indicar um reganho de peso igualmente rápido o que prejudica a sua saúde. Seu corpo precisa se adaptar aos novo peso, portanto considere emagrecer, no máximo quatro quilos por mês.

Um emagrecimento saudável é lento e sem grandes restrições alimentares. Considere não fazer dietas e buscar pela ajuda de um Nutricionista Comportamental. Lembre-se que a saúde é um conjunto de boas práticas, ela tem um aspecto biopsicosocial. 

O monitor cardíaco pode ser um aliado no emagrecimento, assim como outras ferramentas, mas não fique escravo dele. Permita-se exercitar abaixo da zona alvo naqueles dias que você não se sentir bem. Seja gentil com o seu corpo.