De repente me deparo com um vídeo sendo compartilhado nas redes sociais, era uma aula de bike acrobática. Chamou a atenção de muita gente, inclusive em grupos formados por professores, pelo seu ineditismo ou bizarrice como preferiram alguns. Eu desconhecia a nova modalidade e fui pesquisar.
Bike acrobática, nova modalidade? Quem disse isso? O vídeo que foi compartilhado tem quatro anos!!! Fiquei surpresa e decidi pesquisar mais. Não encontrei muita coisa sobre bike acrobática, a maioria vídeos , os mais antigos datados de 2009. Incluindo de um campeonato mundial da modalidade!
Aliás a modalidade se chama: Spin Bike Acrobático Sincronizado.
Este é o vídeo de bike acrobática que está circulando nas redes sociais.
O que é a aula de bike acrobática
Embora não tenha encontrado muitas informações, observando os vídeos e com minha experiência como professora pude tirar algumas conclusões.
O que poderia chegar mais próximo é uma misto de aeróbica de competição com o cavalo, equipamento usado na ginástica artística masculina. Os movimentos são feitos no ritmo da música e sincronizados. Como uma aula pré-coreografada.
Desconheço academias que ofereçam a modalidade, mas é bem possível que depois desse vídeo ser espalhado, comecem a pipocar por aí. Ao contrário de muitos colegas, não sou contra, achei até bem divertido, mas participar de uma aula dessas requer cuidado.
O maior risco está em cair da bike, com certeza o estrago será grande. Já presenciei acidentes feios com o uso convencional, imagine fazendo acrobacias. Vale ressaltar que o equipamento não é estático, tem os pedais e a roda em movimento, portando não estamos falando de contusões, mas de cortes e fraturas. Em relação aos exercícios em si, não vejo diferença em praticar qualquer outra modalidade que exija boa coordenação e bom preparo físico. Lembre-se de que não existem exercícios proibidos, mas pessoas que não podem/não devem fazer determinados exercícios.
A bike não foi feita para fazer acrobacias
Você tem todo direito de pensar dessa forma, mas a apropriação de equipamentos para um uso diferente daquele para o qual foi concebido, não é novidade.
A própria bicicleta, de onde veio a bicicleta estacionária, é usada em campeonatos de bike freestyle. Na academia, equipamentos como step e jump tiveram seu uso original modificado. O que dizer do popular Pilates na Bola? Portanto, exceto pelas questões de segurança, não há nada demais no uso da bike para fazer acrobacias.
Aliás, você conhece aulas de dança na esteira? Essa você encontra em várias academia no Brasil. Clique aqui para saber mais!