Embora pareça simples muita gente tem dúvidas de como usar o simulador de caminhada. Em parte isso ocorre pois as propagandas feitas nos canais de televisão focados para venda de produtos mostram uma infinidade de exercícios que podem ser feitos usando o simulador de caminhada. Os vídeos que vem com os próprios equipamentos sugerem exercícios que trabalham o corpo inteiro, incluindo, peitorais, costas e abdômen. Cuidado, não caia nessa!
O simulador de caminhada é um equipamento que tem por objetivo o trabalho cardio respiratório. O próprio nome já diz tudo sobre a sua função: simular caminhadas. Usá-lo de outras formas , mudando o posicionamento do corpo, como os vídeos e explicações sugerem, certamente ativam músculos diferentes e de diferentes formas, mas não de uma forma adequada, além de oferecerem risco de lesões. Com ele você irá trabalhar as pernas de forma muito semelhante à caminha e os braços (principalmente ombros), em função do movimento das manoplas, mas não obterá resultados de fortalecimento dessas regiões como os anúncios prometem!
Entenda de uma vez por todas
Qualquer exercício diferente, principalmente quando realizado por alguém sedentário, vai surtir efeito. Isso não significa que o exercício seja adequado e tão pouco seguro!
Como usar o simulador de caminhada
A forma mais adequada e segura de usar o simulador de caminhada é a convencional. Segurando nas manoplas e movimentando pernas e braços alternadamente para frente e para trás. As variações seguras dos exercício seriam variar a amplitude do movimento e variar a velocidade de execução. Sempre mantendo a coluna ereta e o abdômen contraído. Qualquer coisa diferente disso pode comprometer a execução do exercício e ainda causar lesões.
O simulador de caminha
Outro ponto importante é o controle da frequência cardíaca durante o exercício, tanto para a segurança cardio vascular, quanto para garantir que o objetivo do exercício está sendo atingido. Isso pode ser feito usando um monitor cardíaco.
Aquecimento
O aquecimento deve ser feito no próprio equipamento entre três a cinco minutos, em em velocidade e amplitude menor do que aquela que você irá fazer durante a parte principal do exercício. A frequência cardíaca durante o aquecimento deve subir gradualmente e chegar até aproximadamente 55% da frequência cardíaca máxima.
Parte Principal
Nas primeiras vezes que usar o equipamento, principalmente se você não está habituado a se exercitar, faça por cerca de 8 minutos. Se já estiver habituado essa parte pode variar de 20 até 50 minutos dependendo do seu objetivo e do seu tempo disponível.
A frequência cardíaca aqui pode ficar entre 65% e 85% da frequência cardíaca máxima dependendo do seu objetivo.
O exercício pode ser feito de forma contínua ou variando velocidade-amplitude de movimento, usando uma estratégia de treino intervalado.
Parte final
Nenhum exercício aeróbio deve ser interrompido de repentinamente. Use os últimos três a cinco minutos do treino para reduzir a velocidade e ajudar sua frequência cardíaca voltar aos valores próximos do repouso.
Lembre-se que ante de iniciar qualquer exercício é conveniente consultar um médico para saber se está tudo ok com sua saúde e também um Profissional de Educação Física para realizar a prescrição adequada dos exercícios.
Como escolher o simulador de caminhada
Você irá encontrar inúmeras marcas e modelos de simulador de caminhada disponíveis no mercado. É realmente bem confuso escolher o mais adequado para você, por isso sugerimos a leitura deste texto onde fizemos um comparativo que pode facilitar a sua decisão.
Comprei um no fim do ano, pelo preço baratissimo, 180 reais e pela comodidade de ter um aparelho em casa, ja que sou sedentaria convicta… no primeiro dia ja tive uma dor terrivel no quadril… suei bastante, mas a dor durou dias e eu nem subi mais nele… tomei vergonha na cara e to indo caminhar no parque todo dia.
tenho um mais toda vez que faco exercicios nele depois fico numa fome de leao posso comer antes de malhar..
Oi Débora,
Deve comer! Mas não imediatamente antes!
Fazer uma alimentação leve 30 minutos ou um pouco mais, antes do exercício ajuda a ter energia e evita essa fome de leão!
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Tenho um Mas sou um pouco desmotivada a usa lo. Nao sinto cansaço, nem suo, nem nada. Posso ficar ali mais de uma hora e nao ne sinto cansada. Acho que nem minha FC aumenta. .. Será que faz mesmo efeito?
Oi Jessica,
Provavelmente a intensidade do exercício está leve demais.
O ideal é ter a orientação de um profissional no local.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
eu comprei um simulador de caminhada e toda vez q usava tinha dor nas costas. passaram anos, emprestei ele a outras pessoas… depois resolvi pegar de volta e começar devagar, com o movimento bem curtinho, e deu certo, a coluna nao edta doendo e estou me sentindo bem.
Oi! Estou usando a uns 30 dias, comecei devagar e agora ja faço 1 hora, mas não perdi peso na balança, só medidas e faço dieta. Gostaria de intender o porquevesra difícil a perda de peso na balança, ja que visivelmente se notava diferença jo corpo.
Oi Gisella,
A explicação é bem simples, existe uma mudança na sua composição corporal. Você perde gordura que faz muito volume e ganha músculos.
1 kg de gordura ocupa muito mais espaço do que 1kg de músculo. Com o passar do tempo irá perceber a redução do seu peso, também na balança.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Oi gostaria de saber qual é o melhor equipamento para perder peso,a bicicleta ergométrica ou o simulador de caminhada?
Oi Rafinha,
Tanto faz o equipamento. O que fará perder peso é a intensidade do exercício que é medida pela frequência cardíaca.
Abraços
Profa. Denise Carceroni
faço 15 minutos por dia, cheguei a desistir e encostei o aparelho durante uns três anos porque sentia muita dor no joelho aí resolvi fazer exercício sem articular a perna e aí melhorei, não sei se é o jeito certo, mas se articulo enquanto faço exercício depois acaba o sentido dor no joelho. Será que estou fazendo certo?
Vlw.
Olá!
No simulador de caminhada, não há necessidade de flexionar o joelho.
Olá,comprei meu simulador e faz uma semana que chegou.Na primeira vez fiz 15 min e no outro dia quase não consegui andar de dor na panturrilha,na segunda vez me deu dor na lombar e nas costas abaixo do pescoço.Será normal do exercício? Estou praticando errado ou devo procurar um médico?
Obrigado
Oi Jefferson,
Provavelmente está fazendo errado. A dor na panturrilha ocorreu provavelmente porque seus pés não se mantiveram totalmente apoiados, deve ter feito o exercício “na ponta dos pés”.
O dor na lombar e “abaixo do pescoço”, possivelmente por uma postura errada. Tente manter a coluna reta.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Olá, fiz dois dias seguidos de 35 minutos, no primeiro dia não senti nenhuma dor, mas no segundo dia que fiz ao acordar na manhã seguinte quase não consegui colocar o pé direito no chão por causa de uma dor na panturrilha subindo um pouca na dobra do joelho, não consigo nem tocar direito no ponto da dor. O engraçado é que é somente em uma perna, o que deve ter acontecido?
Obrigada.
Oi Elisangela,
Certamente posicionou seu pé de forma errada. Pela sua descrição é provável que tenha usado muito a ponta do pé e posicionado o corpo demasiadamente para frente. Mas é só uma suposição, teria que ver a sua execução para concluir alguma coisa.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Olá! Tenho um simulador de caminhada há dez anos. Faço uma caminhada nesse simulador de 30 minutos 4 vezes por semana. Deu muito certo pra mim pq não tenho tempo de ir em praças ou em academia fazer atividade física. Foi uma excelente compra que fiz. Mantenho meu peso e não sou sedentária.
Que ótimo!
Obrigada por compartilhar a sua experiência!