Há algum tempo que comento em diversos posts aqui no blog que alongar antes do exercício não ajuda, na verdade pode atrapalhar o desempenho. A revista Veja dessa semana dedicou uma página sobre o assunto e quando a Veja fala, todo mundo acredita, né?! Portanto já que o assunto ganhou força vamos conversar e entender um pouco mais que papo é esse que alongar antes do exercício não ajuda.
Para começar vamos deixar claro que durante todos esses anos em quando seu professor disse que era preciso alongar antes e depois do exercício, ele não estava errado, era isso mesmo que acreditávamos. Com o passar do tempo e baseado em estudos científicos descobriu-se justamente o oposto. A primeira vez que li sobre o assunto tem pelo menos 5 anos!
Apesar das evidências serem claras ao demonstrarem que o alongar antes do exercício não ajuda, o motivo pelo qual acontece ainda não é conhecido. Isso ocorre pois a própria contração muscular é explicada por uma teoria, a teoria dos filamentos deslizantes (leia aqui).
Alongar antes do exercício não ajuda
As descobertas mais recentes sobre o assunto mostraram que alongar antes do exercício reduz a força em 5,5%, a capacidade de produzir contrações em 2% e a aptidão para treinos de explosão em 2,8%. Um estudo específico feito com praticantes de musculação mostrou que 8,3% dos estudados levantam menos peso quando alongam antes do treino.
Além disso alongar após o exercício também pode ser prejudicial e levar à lesões. Então como fazer?
Alongamento é importante e não deve ser visto como vilão
Exercícios de alongamento continuam sendo importantes na manutenção da saúde e na melhora da performance no esporte e não devem deixar de serem feitos. O que mudou foi apenas quando devemos fazê-los.
A recomendação é escolher um dia específico para alongar e quando isso não for possível esperar pelo menos duas horas após o treino de força ou resistência para alongar.
É importante ressaltar que alongamento não é aquecimento, muitas pessoas confundem os conceitos, muitas vezes por culpa dos próprios professores que usam exercícios de flexibilidade no momento do aquecimento. O aquecimento deve ser feito com movimentos semelhantes ou iguais ao exercício principal, mas em menor intensidade. Para entender melhor sobre aquecimento clique aqui para ler.
Isso vale também para corrida?
Oi Josias,
Esses estudos foram feitos com exercícios resistidos (como musculação, por exemplo), mas pela lógica essa recomendação é válida para qualquer atividade.
Atenção fazer exercícios de alongamento continua sendo importante! Faça em um momento diferente.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
É importante considerar o objetivo final da sua atividade. Se você visa força pura, hipertrofia e algumas condicionantes do gênero, o alongamento pode se tornar tanto um aliado, quanto um inimigo se feitos de forma errada. Porém o que vejo muito são atletas que visam a performance em outras áreas, como a dança, ginástica etc.. que tomam isso como regra (por falta de orientação) e acabam lesionados por causa da má preparação pré-treino. Vale lembrar que existem algumas formas de se preparar o corpo antes das atividades (aqui cabem por exemplo os exercícios balísticos, podendo simular também essas amplitudes que serão trabalhadas). Enfim, conhecimento sempre se reformula, então, é preciso estar atento, estudar e nunca encarar as coisas como certas e erradas, mas estudar cada caso, como um caso! =D