Correr 10 km não é um bicho de sete cabeças, com força de vontade e treino, qualquer pessoa saudável consegue esse feito. O primeiro passo para conseguir correr 10 km é ter um treino bem estruturado. Falamos aqui sobre um treinamento em áudio mp3 que pode ser a solução para quem não pode contratar um personal trainer.
Esse áudio mp3 para correr 10 km é uma ferramenta realmente muito interessante pois o treinamento foi desenvolvido por especialistas e permite correr enquanto ouve as instruções. Ele é dividido em 12 faixas de áudio mp3 com músicas e orientações em voz e não custa caro. Para comprar clique aqui.
Correr 10 km: vencendo o cansaço
A principal reclamação e talvez o maior empecilho para correr 10 km é o cansaço, mas tudo é uma questão de adaptação. Demos aqui 10 dicas para correr 10 km que realmente podem ajudar muito se forem seguidas à risca. Todas essas dicas são importantes, mas o principal está na preparação física, não dá para querer correr 10 km e já sair por aí correndo, provavelmente você irá se cansar antes de chegar na esquina!
O cansaço vai acontecer por dois fatores um deles é muscular, as pernas ficam extremamente cansadas, pesadas e até doloridas. Algumas pessoas relatam que teriam fôlego para continuar, mas as pernas não deixam. O outro fator é cardiorespiratório, falta fôlego, mesmo!
Cansaço muscular
É mais comum em pessoas com algum condicionamento físico, mas que não estão habituadas àquela atividade. Por exemplo pessoas que nadam, mas não estão habituadas a correr. A explicação nesse caso está principalmente na especificidade do exercício, um dos princípios do treinamento esportivo, que neste caso poderia ser traduzido assim: para correr você precisar treinar corrida.
De forma simplificada, a solução aqui é treinar correndo distâncias menores até alcançar o objetivo que é correr 10 km, se esquecer é claro de fazer um trabalho de fortalecimento e alongamento para evitar lesões.
Falta de fôlego
É mais comum em pessoas descondicionadas, sedentárias. Um pessoa que não faz nenhuma atividade física ou faz muito pouco, não pode querer sair por aí correndo!!! A explicação aqui está em um outro princípio do treinamento esportivo que é a adaptação. É preciso impor ao organismo um estresse que seja suficiente para levá-lo à um patamar acima de onde se encontrava.
Por exemplo, se a pessoa não consegue caminhar 10 km, como irá conseguir correr? Então comece caminhando um distância menor, aumente gradativamente, até chegar na corrida.
Existem diversas estratégias que podem ajudar a vencer o cansaço para conseguir correr 10 km, o ideal, principalmente se você não está habituado a praticar corrida, é conversar com um Profissional de Educação Física, que poderá orientar sobre o que é melhor no seu caso.