Exercícios aeróbicos tem por característica uma intensidade baixa ou moderada e longa duração. O termo aeróbico apesar de muito usado não é correto, o certo é exercício aeróbio.
Corrida, bike e natação de longa distância ou qualquer outra atividade de longa duração e que não sofra interrupção é considerado um exercício aeróbio.Foi daí que surgiu o nome Ginástica Aeróbica, uma modalidade de ginástica de academia que tem como característica a execução de movimentos em sequência que formam uma coreografia e são executados pelo período de 45min à 1h.
Costuma-se dizer que a atividade é aeróbia quando ultrapassa 30 min, mas isso não é verdade. O parâmetro correto para caracterizar um exercício aeróbio é a estabilização na captação do O². Assim quando temos uma atividade em que se consegue manter a captação de O² relativamente estável durante a sua execução, podemos afirmar que se trata de uma atividade aeróbia. E como conseguir mensurar esse parâmetro durante o exercício? Simples! Através da frequência cardíaca.
Controlando exercícios aeróbicos / aeróbios
Quando você se exercita a frequência cardíaca sobe, o que acontece depois depende do seu condicionamento físico e da característica da atividade. No caso do exercício aeróbio pode acontecer duas coisas:
- A frequência cardíaca sobe, estabiliza e com o término do exercício, diminui.
- A frequência cardíaca sobe, estabiliza, volta a subir causando cansaço extremo e com o término do exercício diminui.
É é justamente essa estabilização da frequência cardíaca que caracteriza a atividade aeróbia e poderá ser verificada com o uso de um monitor cardíaco.
Para que servem os exercícios aeróbicos / aeróbios
Os exercícios aeróbios servem principalmente para melhorar o condicionamento cardiorespiratório. E também tem uma outra vocação.
Exercícios aeróbios ajudam a emagrecer! Isso acontece pois quem fornece energia para o exercício aeróbio é a gordura que está armazena da no corpo.
Para entender exatamente como isso funciona leia o post Tipos de exercício: aeróbio e anaeróbio.