É comum sentir as mãos inchadas durante a caminhada. O inchaço das mãos ocorre em função do seu posicionamento durante o exercício. Braços mantidos ao longo do corpo dificultam o retorno venoso, ou seja o sangue desce, pois é bombeado pelo corações, mas tem dificuldade para voltar.
O sangue é responsável pela oxigenação dos músculos, além do inchaço das mãos, quando sua circulação está prejudicada, pode gerar formigamento e sensação de coceira, que são outros sintomas que podem aparecer quando as mãos estão inchadas.
No texto ‘Por que a mão incha quando faço caminhada’, explico com mais detalhes os motivos que levam à esse desconforto durante a caminhada.
Como evitar o inchaço das mãos durante a caminhada
Clique aqui e inscreva-se no nosso canal do Youtube!
Reuni cinco dicas que podem ajudar a melhorar o inchaço das mãos durante a caminhada e costumam funcionar muito bem! Experimente algumas delas e veja qual traz o melhor resultado para você.
- Utilize a gravidade a seu favor: de vez em quando rode os braços, deixando as mãos acima da cabeça, para que o sangue desça em direção ao coração.
- Durante trilhas e caminhadas mais longas utilize um cajado ou mantenha as mãos na alça da mochila, perto do ombro, para facilitar a circulação no braço.
- Ao sair para caminhar, retire objetos apertados que possam prejudicar a circulação sanguínea, como anéis. Relógios não trazem problemas se estiverem folgados. Já pulseiras justas e elásticos podem comprimir o punho e dificultar o retorno do sangue.
- Mexa os punhos, agite os dedos como quem toca piano, feche e abra a mão. Apertar bolinhas de borracha também ajuda, já que esse movimento espreme os vasos da mão e ajuda a bombear o sangue.
- Se, apesar desses cuidados, a mão ficar inchada, mergulhe-a em água com gelo. A vasoconstrição gerada pelo frio ajuda o retorno do sangue. Ficar deitado também pode ajudar.
Excelente as dicas de caminhada e postura.Vale lembrar de dar uma passadinho no seu cardiologista e o mais importante é manter uma regularidade de pelo menos 3 vêzes por semana.
Um grande abraço
Respondendo para o Edegard:
Oi Edegard!
Muito bem lembrado. Na verdade as pessoas com menos de 30 anos e que responderem ao questionário de RISKO obtendo uma pontuação abaixo de 24 pode realizar uma atividade moderada, sem visitar o cardiologista. Apenas o clínico geral é o suficiente.
Um abraço
Profª Esp. Denise Carceroni
Profª Esp. Denise Carceroni, onde encontro esse questionário de risko?!
Respondendo para a Naná
Oi Naná!
Esse questionário é do Michigan Heart Association e pode ser facilmente encontrado na web.
Um abraço
Profa. Esp. Denise Carceroni
Obrigada pelas excelentes dicas.
Eu comecei caminhar recentemente. Fiz musculação por 1 ano e parei, agora quero caminhar e depois começar correr.
No meu primeiro dia caminhando peguei uma descida muito íngreme e depois para subi-la sofri muito. Eu senti minhas mãos tão inchadas que não dava nem para fecha-las. Ficaram inchadas demais que tive medo.
Será que depois isso melhora? Farei isso amanhã, seguirei suas dicas. Vou elevar os braços e fazer exercícios com os dedos e braços para melhorar a circulação.
Outra curiosidade que eu tenho. Fazer caminhada em pista numa avenida é prejudicial? Pois passam muitos carros, caminhões e motos ao lado, fica um cheiro de combustível e fumaça no local. Sinto olhos arderem e boca seca.
O que fazer para atenuar isto tudo? Pensei em usar óculos de sol, protetores para proteger os olhos. Mas e a respiração? Como proteger o nariz? Rsrs…
Obrigada!
Oi Izabela,
Experimente o que sugeri e depois me conte se deu certo, se amenizou.
Quanto a caminhar em local com muito tráfego de veículos, de fato não é recomendado pela alta concentração de poluentes. Dê preferência por parques, e se não tiver nada próximo, caminhe nas ruas do bairro.
Abraços
Prof. Esp. Denise Carceroni