No post anterior falamos sobre opções de exercícios para fazer nas férias, mas cometemos um pecado. Consideramos apenas aqueles que irão passar as férias de fim de ano no hemisfério sul, onde é verão!!! E quem vai para locais frios? A Fátima, nossa leitora, nos chamou a atenção para o fato em um comentário e como quem manda aqui é o leitor preparamos este post com opções de exercícios para fazer nas férias em locais frios.
Como falamos antes o importante é não ficar parado e aproveitar a oportunidade para promover novos estímulos para seu corpo e quem sabe experimentar atividades que no Brasil são impossíveis de praticar.
Dicas de exercícios para fazer nas férias – em locais frios
Mesmo em locais onde as temperaturas são muito baixas é possível se exercitar e se divertir. Use roupas adequadas, não é porque está sol que fará calor, não é porque está frio que poderá dispensar o filtro solar!
Esses posts também trazem boas dicas:
Cuidados para se exercitar no inverno
20 motivos para fazer exercício no inverno
Caminhada
Assim como nos lugares quentes continua sendo a opção mais barata e desde que não esteja nevando, a mais segura também! Não esqueça de manter o ritmo. Use uma roupa confortável, tênis e não dispense luvas e gorro se a temperatura for muito baixa, as extremidades podem congelar!
O uso do monitor cardíaco é recomendado para quem quem deseja levar o exercício a sério. Mantenha a FC entre 65% e 75% da FC máxima.
Os posts abaixo trarão mais informações sobre caminhada
Caminhada: 5 dicas para evitar o inchaço das mãos.
Escalada Indoor
No exterior, principalmente em países europeus e nos Estados Unidos existem muitos ginásios de escalada. E uma modalidade bastante completa e muito mais fácil de praticar do que você imagina. Mesmo quem nunca escalou consegue. É necessário o uso de equipamento de segurança que geralmente podem ser alugados no local.
Use roupas confortáveis que permitam a mobilidade articular, se não for alugar sapatilhas (próprias para escalada), opte por um tênis justo ao pé, os do tipo usados por pilotos ou chuteiras de futsal são boas opções.
Recomendamos a leitura do post:
Entre em forma e faça as mulheres subirem pelas paredes
Exercícios com elástico
Usar elástico para se exercitar é uma ótima opção de exercícios para fazer nas férias. O elástico substitui os pesos (halteres e caneleiras) de forma bastante eficaz e a grande vantagem é que não pesam e não ocupam espaço.
Para saber quais exercícios fazer com elástico selecionamos o post abaixo:
Treino expresso: 30 minutos para malhar II
Ski na neve
Uma excelente opção de exercício (e diversão!) para quem vai passar as férias em locais muito frios. Se você nunca praticou, a dica é procurar um estação de ski com pista para iniciantes e não dispensar algumas aulas com instrutor.
Se você foi viajar para esquiar, providencie roupas adequadas. Se vai apenas praticar por um dia é possível usar calça jeans, desde que esteja com outra por baixo, mas é provável que fique molhada, então leve um muda de roupa para fazer a troca e não congelar. Use jaqueta, meias grossas de lã e luvas impermeáveis (são vendidas em supermercados e não custa caro). Experimente também o snowboard. Não dispense os óculos escuros.
Atenção: esquiar exige muito do joelho, se o seu não é lá essas coisas, esqueça. Aproveite a neve de outra forma…o trenó usado por crianças é uma delícia!
Patinação no gelo
Se você nunca experimentou aqui no Brasil é uma boa oportunidade para tentar, neste caso opte por pistas artificiais que tem barra de proteção no entorno, ter ajuda de um instrutor facilita muito! Para quem já patinou por aqui, vale a pena pela diversão, principalmente se for em um pista natural. Dá para patinar de jeans, não esqueça de usar meias grossas.
Quem não gosta de comer e ficar embaixo das cobertas no inverno? Nessa estação a preferência entre os alimentos são os mais calóricos. Por esses, entre outros motivos fazer exercícios no inverno é de extrema importância. As pessoas não devem se descuidar da saúde e a prática de exercícios físicos; ainda que em menor intensidade, não pode ser deixada de lado, merecendo alguns cuidados especiais. Ao contrário do verão, em que as atividades ao ar livre são mais apreciadas, no inverno as pessoas ficam mais tempo em casa e, consequentemente, não se exercitam. O melhor então é que os exercícios sejam realizados em locais fechados, principalmente quando a temperatura está muito baixa. Além da alimentação saudável, outros fatores que merecem atenção são a hidratação, a roupa adequada e o alongamento do corpo.