As puxadas no pulley, estão entre os exercícios mais populares realizados na academia. As pegadas podem variar, assim como o acessório usado. O movimento realizado, nas puxadas, é a adução das escápulas (aproximação das escápulas) e o objetivo principal é trabalhar a musculatura dorsal (costas).
No entanto para cada variação de puxada, existe uma ativação maior deste ou daquele músculo, visto que a musculatura das costas não trabalha de forma isolada. E no momento de escolher qual exercício irá realizar esse é o principal fator que deve ser levado em consideração.
Puxadas, escolha a melhor opção
Clique aqui e inscreva-se no nosso canal do Youtube!
Leia também: Exercício de extensão do tronco – back extension
Escolhi quatro variações de puxadas no pulley, dentre as diversas opções por dois motivos. O primeiro é que muito se ouve falar que a puxada nas costas é um exercício “proibido” que pode causar lesões e vou explicar esse aspecto. E o segundo é porque existe um estudo eletromiográfico que faz a comparação entre essas variações de puxada no pulley, o que facilita a escolha do exercício. São elas:
A – Pulley Triângulo
B – Pulley Supinado
C – Pulley Frontal
D – Pulley Costas
Nesse estudo eletromiográfico foram analisadas as ações dos músculos: grande dorsal, peitoral maior, tríceps (cabeça longa) e deltóide. Eis o resultado.
- Grande Dorsal: Maior ativação no pulley frontal (supinado, costas e triângulo foram praticamente iguais)
- Peitoral: Maior ativação no pulley triângulo (supinado e frontal foram praticamente iguais e no costas foi baixa)
- Tríceps: Maior ativação no pulley frontal (triângulo e supinado foi baixa e praticamente iguais)
- Deltóide: Maior ativação no pulley triângulo (pulley frontal e supinado foram praticamente iguais e costas foi baixa)
O primeiro aspecto a ser considerado é o seu objetivo. Se partimos do princípio que usamos as puxadas no pulley para treinar a musculatura das costas, a nossa primeira escolha deve ser por aquela que mais ativa essa musculatura, que no caso desse estudo foi o pulley frontal.
As outras variações podem ser usadas como complemento do treino, seja para aumentar o volume do treino, seja para diversificar a atividade, seja porque você precisa trabalhar também um outro grupo muscular naquele dia. Neste caso, deltóides e peitorais foram mais ativados pela puxada com triângulo e tríceps na puxada frontal.
Então vem a pergunta. E a puxada nas costas (ou pulley costas), aquele exercício “proibido” o que aconteceu? Aconteceu que não foi a melhor opção de exercício para ativação de nenhum dos músculos observados. E ainda a sua execução leva à abdução com rotação externa da da articulação glenoumeral (ombro), movimento que favorece a luxação do ombro (ele sai do lugar), por isso a fama de mau!
Não existe exercício proibido, mas pessoas que não podem fazer determinados exercícios. Na puxada nas costas, essas pessoas seriam as sedentárias e por isso têm a musculatura dos ombros fraca, e aquelas que já têm alguma instabilidade na articulação ou até histórico de lesões. Esse seria o motivo da proibição para realizar a puxada nas costas.
Já as pessoas que não se encaixassem nessas condições estariam liberadas para fazer, mas aí voltamos lá para o início. Qual é mesmo o objetivo principal de fazer as puxadas no pulley? Trabalhar a musculatura dorsal, lembra?! Se a puxada nas costas não é a melhor opção de exercício, para atingir esse objetivo, e ainda existe a possibilidade de causar algum dano em um ombro saudável, não há motivo para optar por essa variação.
Aprenda a escolher seu exercício, questione seu professor!
A pegada (no teste da barra fixa) é livre também no TAF para agente da POLÍCIA FEDERAL ??? não sei se há diferença para o teste da PRF?
Se puder enviar resposta tb para o e-mail eu agradeço.
Parabéns pelo site!
Respondendo para o Leandro…
Oi Leandro!
Você precisa ver o que diz o edital para o concurso que irá prestar.
Um abraço
Profa. Esp. Denise Carceroni
Olá, comecei a fazer musculação faz 2 meses ai to cheio de duvida, quanto à pegada séria melhor a pegada certa para o musculo que ta sendo trabalhado né ? no caso, suponhamos que eu esteja malhando as costas na “puxada costas” se eu fizer a pegada ‘ pulley costas ‘ dá mais resultado né ?
grato !
Respondendo para o Breno
Oi Breno!
A maior ativação para o grande dorsal (um dos músculos das costas) é no pulley frontal.
De qualquer forma não se preocupe com isso agora. Para iniciantes, não faz a menor diferença. Terá bons resultados independente do exercício ou do tipo de pegada.
Um abraço
Profa. Esp. Denise Carceroni
Olá profª Denise. Eu sou estudante de educação física, e meu professor disse que a puxada costas não seria recomendo fazer devido a estudos que comprovam uma tensão no ligamento estabilizador primário do ombro (ligamento glenoumeral inferior), prejudicando o manguito rotador, e também relaxando a cavidade glenoidal devido ao movimento de grande estabilidade que ultrapassa a linha do ombro, e assim podendo causar lesões. Me tira essa duvida?
Oi Jeferson,
Não existe exercício proibido, existem pessoas que não devem fazer determinados exercícios. Esse é o primeiro ponto que você deve sempre ficar atento. Neste caso é um exercício que pode causar lesões como seu professor explicou, mas se a pessoa que for executar tiver músculos e ligamentos fortes, provavelmente não haverá prejuízo.
No entanto existe um outro ponto importante que deve observar, existem exercícios que podem ser substituídos por outros mais eficientes e mais seguros.
É isso que acontece com a puxada nas costas, ela não é o melhor exercício para ativar nenhum dos músculos trabalhados nesse movimento e ainda causa a abdução com rotação externa da articulação, podendo causar a luxação do ombro. Portanto, embora seja muito utilizada na academia, não existe justificativa para prescrever esse exercício.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Ok. Muito obrigado profª. Denise
olá vocês podem me esclarecer uma dúvida , eu perdi 14 kg até agora e estou com medo de fazer abdominal e ficar com a gordura dura , isso é verdade , meu prof diz que nao tem nada a ver e meu medico que tem tudo a ver , vocês poderiam me ajudar?
outra: pegada pronada qual é? (TAF DA P.F.)TESTE DE BARRA FIXA!
OBRIGADO ABRAÇO.
Respondendo para o Diego
Oi Diego!
Grande bobagem, pode fazer os abdominais com tranquilidade!
Quanto à pegada pronada é aquela onde as palmas das mãos ficam viradas para frente.
Um abraço
Profa. Esp. Denise Carceroni
Vou fazer a prova fisica da copasa e lá fala que (Fazer barra Indireta)e eu não sei o que é barra indireta,gostaria de saber o que é sera que poderiam me informar pelo email,
Respondendo para o Carlos Eduardo
Oi Carlos!
Desculpe, mas não faço a menor ideia do que seria “barra indireta”, não há nada mais escrito no edital?
Um abraço
Profa. Esp Denise Carceroni
Cara professora Denise Carceroni:na verdade, as palmas das mãos voltadas para a frente caracterizam uma pegada/posição SUPINADA.
Espero poder ter ajudado.
Abraços.
Prof. Ricardo
Respondendo para o Prof. Ricardo
Oi Prof. Ricardo!
Sim, na posição supinada as mãos ficam voltadas para frente quando estamos em posição anatômica, certo professor?! Contudo se vamos explicar para nossos alunos como segurar uma barra acima da cabeça a referência das mãos muda. Observe o contexto onde a informação aparece, a maioria dos leitores desse blog é leiga! A Educação Física não vive apenas de anatomia, vive antes de mais nada de didática!
Obrigada pela colaboração.
Um abraço
Profa. Esp. Denise Carceroni
Olá, primeiro queria parebiniza-los pelo bom site….minha dúvida é, afinal, qual é a melhor pegada das 4? se todas forem melhor devo fazer as 4?
obrigado!
Respondendo para o Matheus
Oi Matheus!
Conforme você leu no texto, depende do seu objetivo, do músculo que deseja dar ênfase.
Um abraço
Profa. Esp. Denise Carceroni
Olá, eu preciso fazer 4 barras fixas pronada, eu tenho 40 dias para me preparar, mas hoje eu não consigo fazer nenhuma barra como eu faço para conseguir fazer essa prova?
Respondendo para o Guthemberg
Oi Guthemberg!
Dê uma olhada nas dicas do post Exercícios na Barra
Um abraço
Profa. Esp. Denise Carceroni