No episódio Macho e Fêmea, do seriado Guerra e Paz ,exibido pela Rede Globo, um diálogo entre os personagens Pedro Guerra (Marcos Pasquim) e Bárbara Palermo (Danielle Winits) denigre a imagem do Personal Trainer. Pedro e Bárbara se questionam onde um outro personagem teria arrumado ANABOLIZANTES e concluem que quem costuma arranjar esse tipo de substância são os Personal Trainers.

guerraepaz

É certo que existem maus profissionais em qualquer área e que a Personal em questão, interpretada pela Luana Piovani, foi presa no final da trama, contudo não fica claro em momento algum que trata-se de uma atividade ilícita.

O problema em questão é que é de conhecimento público, inclusive em função de reportagens feitas pela própria Rede Globo, que existe o comércio ilegal de anabolizantes em lojas de shoppings, internet e academias. Contudo a ação policial é clara e os envolvidos são presos e punidos, inclusive alguns professores, entretanto no seriado o assunto é tratado com normalidade como se prescrever e aplicar anabolizantes fizesse parte das funções do Personal.

Há tempos que o Educador Físico é visto pela sociedade como um indivíduo boa vida, despreocupado, que estuda pouco, passa o dia jogando bola ou cultuando o corpo, que ganha pouco e por isso vende uma coisinhas por aí para melhorar o orçamento… O tempo passou, a Educação Física foi regularizada como profissão e reconhecida como da área da saúde. Os profissionais são registrados e representados por um conselho (CONFEF) que ainda que não atue da forma como gostaríamos se esforça através de várias ações para melhorar a imagem do profissional. Além disso centenas de Educadores Físicos se esforçam para trazer mais credibilidade para a área através de um trabalho feito com base na ética e no profissionalismo.

Através deste blog eu busco levar informações de qualidade sobre exercícios, atividade física e saúde de forma simples e acessível, inclusive alertando aos leitores sobre o comportamento anti-ético de alguns profissionais que atuam na área. De forma alguma poderia deixar de criticar a atitude inconsequente de uma emissora, que atinge a maior parte da nossa população, quando aprova um texto que permite ao telespectador interpretar de forma equivocada as funções do Personal Trainer, induzindo a pensar que é normal o envolvimento com atividades ilícitas.

Lembre-se:

A prescrição de dietas é função do nuticionista, de exercícios do educador físico e de medicamentos, inclusive anabolizantes, é função do médico. A troca de papéis pode ocorrer, mas constitui crime de falsa profissão.

Nos textos – Personal trainer: custa caro? e Para quem você entregaria seu corpo? você encontrará algumas dicas que ajudarão a contrartar um bom Personal Trainer. Espero, sinceramente, que este post repercuta de forma positiva e ficaria muito feliz se você puder deixar um comentário sobre o assunto. Compartilhe comigo e com outros leitores a sua opinião.

……………………………………………………………………………………………….

Enviei um e-mail para a Globo (24/08) e recebi a seguinte resposta do Webmaster TV Globo (25/08):

Denise,

gostariamos de registrar que respeitamos a sua opiniao e critica. Encaminharemos suas consideracoes para o conhecimento da area competente.

Cordialmente,

Central Globo de Comunicacao

Então vou aguardar…

Atualização: Fazendo uma revisão dos posts decidi registrar que até 18 de novembro de 2012, a Globo não se manisfestou!