Você conhece a estrutura de uma aula de ginástica localizada? No post Aula de Ginástica: um clássico a leitora Lucinete pediu dicas para montar um boa aula, como no Fique Informa quem manda é o leitor, aqui vão algumas dicas.
A escolha dos exercícios para a aula de localizada é fundamental para o seu sucesso, não existe uma receita de bolo, mas alguns cuidados devem ser tomados para que a aula se torne mais dinâmica e alcance o seu objetivo.
Aula de ginástica localizada – estrutura da aula
Aquecimento
Deve durar cerca de 5% à 10% da aula, contemplar membros superiores e inferiores, pode ser usada movimentação rítmica como na ginástica aeróbica, preferencialmente ser deslocamentos. Exercícios de alongamento podem fazer parte do aquecimento.
Parte Principal
- Deve durar cerca de 80% ~ 90% da aula. Os exercícios devem contemplar todos os grupos musculares ou os grupos que serão treinados naquela aula caso seja dividida em A e B.
- Podem ser usadas diversas estratégias como as da sala de musculação: alternado por segmento, agonista/antagonista, bi-set etc.
- A música não é apenas ilustrativa, é para ser usada, há quem diga que basta estar no ritmo. Eu prefiro trabalhar na frase musical.
- A variação rítmica é importante e deve ser usada, além dos benefícios fisiológicos a aula se torna mais dinâmica, ajuda no fator motivacional. Lembre-se que essa variação é feita em cima da música, sempre em múltiplos de 4. Por exemplo: sobe em 3 tempos desce em 1 tempo, sobe em 1 tempo desce em 3 tempos, sobe em 2 tempos desce em 2 tempos etc.
- Trabalhar no mesmo plano. Evite combinar exercícios onde seja necessário mudar de plano a todo momento. Sentar e levantar, sentar e levantar, além de cansativo quebra a fluência da aula.
- Acostume os alunos a pegar sobrecargas diferentes, leves e pesadas, para trabalhar músculos mais fortes e mais fracos.
- Oriente ates de iniciar quanto à sobrecarga a ser usada (leve ou pesada), músculo trabalhado e repetições que pretende fazer.
- Demonstre os movimentos, chame a atenção para a postura correta.
- Os abdominais podem ser feitos intercalados com outros exercícios ou deixados para o fim da aula. Essa é uma boa estratégia para quem tem pouca experiência poder ajustar o tempo total da aula.
- Evite exercícios que gerem muita sobrecarga na coluna, as turmas são geralmente heterogêneas.
- Tenha sempre uma alternativa para quem não puder executar o exercício proposto.
- Não faça a aula, caminhe pela sala e faça as correções necessárias.
Volta a calma
Deve durar de 5% à 10% da aula. Devem ser alongados todos os músculos trabalhados.
a calma é muito importante. Fazer uma aula sem calma ajuda pouco, ou não ajuda mesmo, por isso, nada de pressões, nada de problemas na hora de exercícios…
Estudo Licienciatura em Ed.Fisica sou aluna do terceiro periodo na Unisuam e gostaria de estar recebendo por informaçoes esteas informaçoes!
Oi Fernanda,
Para receber informações assine nosso feed.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Opss… e os 30% restantes da aula?
kkkk
Boa! Hahahaha!
Pensei em tempo e escrevi percentual.
Obrigada pela correção, já ajustei no texto!