A aula de Ginástica Localizada é uma das mais tradicionais aulas de academia. *Nascida em meados da década de 80, chegou como uma alternativa ou complemento às aulas de Ginástica Aeróbica e permanece até hoje. Um clássico das academias.
*Recebi um comentário do Prof. João Cláudio Alencastro Guimarães, me alertando sobre um erro cometido nesse texto e explicando que: ” Este estilo nasceu nas academias do Rio de Janeiro e era conhecida por Ginástica Rítmica. Foi criada pelo Prof. Gaspar (João Gaspar Melo). A ginástica Localizada não veio como alternativa à Ginástica Aeróbica ela é pelo menos 12 anos mais antiga.”
Fui então buscar mais informações sobre o assunto e me deparei com o seguinte. A ginástica localizada, como a conhecemos, é remanescente da Calistenia e era a única opção de ginástica oferecida até o final do anos 1970 no Rio de Janeiro, e então, a partir de 1980, que as academias começaram a oferecer a ginástica aeróbica (Arsego, 2012).
A primeira academia teria sido fundada no Rio de Janeiro em 1930, na Rua Duvivier (Copacabana), sob a responsabilidade da Profª Gretch Hillefeld,que se fundamentava no método de Ginástica Analítica, com adaptações às necessidades e características do povo brasileiro.
De acordo com Guiseline (1994), um dos primeiros professores a atuar com a Ginástica Localizada no Brasil, a função dos exercícios localizados é melhorar a força e a resistência dos principais grupos musculares.
Trocando em miúdos a Ginástica Localizada é aquela aula feita com pesinhos. Os benefícios são muitos melhora a força e a resistência muscular, melhora a postura, deixa o corpo mais torneado, mais durinho.
Muitos anos se passaram e as aulas de Ginástica Localizada continuam resistindo na grade de horários das academias. Entra moda, sai moda e ela continua lá, há quem não a troque por nada, mas muita coisa mudou no decorrer desses anos.
Não se faz mais uma quantidade interminável de repetições do mesmo exercício e nem a maioria dos alunos usa apenas halteres e caneleiras leves. O avanço científico na Educação Física nos proporciona hoje aulas muito mais dinâmicas, onde os exercícios são divididos em séries muito mais curtas o que possibilita a manipulação das cargas. Estratégias usadas na sala de musculação foram trazidas para a sala de ginástica, tornando a aula também mais eficaz.
O surgimento de novos implementos também enriqueceu muito a aula de Local. Antes restritos aos halteres e caneleiras, quando muito uma medicine ball e um bastão, atualmente os professores contam com steps, jumps, barras e anilhas, bolas de diversos tamanhos, tubos e bandas elásticas. Tornando as aulas mais atrativas e diversificadas, as combinações são infinitas, depende da criatividade do professor.
Geralmente em uma aula trabalha-se 11 grupos musculares:
- Peitorais
- Dorsais (costas)
- Bíceps (braço)
- Tríceps (braço – tchauzinho)
- Ombros
- Quadríceps (coxa – frente)
- Posteriores da coxa (coxa – atrás)
- Adutores (coxa – interna)
- Abdutores (coxa – externa)
- Panturrilha (batata da perna)
- Abdominais (barriga)
A ordem vai depender da estratégia usada pelo professor. Em algumas academias é feita um periodização, os grupos musculares são divididos em A e B e trabalhados em dias diferentes. Há vantagens e desvantagens em utilizar esse sistema, mas irei abordar o assunto em outro post.
Fui aluna de localizada no final da década de 1980, acompanhei sua evolução e há anos trabalho com essa modalidade. Minhas aulas tem um público predominantemente feminino. Apesar de adorar ministrá-la prefiro fazer musculação. E você? Conte a sua experiência!
Referência:
ARSEGO, N. R. Motivação á prática regular de atividades físicas, na academia de ginástica: uma revisão de literatura. Monografia (Bacharelado). Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2012.
GOSTARIA DE RECEBE DICAS PARA UMA BOA AULA DE LOCALIZADA,PARA ESTÁ ENOVANDO.
OBRIGADO.
Respondendo para a Lucinete
Oi Lucinete!
Sugestão anotada! Aguarde!
Um abraço
Profa. Esp. Denise Carceroni
Nossa seu texto explicativo me ajudou muito para fazer um trabalho escolar
Oi adoro musculação, local e pilates. Mas to precisando emagrecer. Faço aeróbio antes ou depois do exercício de força?? Responde no meu email! Obrigada!
Respondendo para a Nathalia
Oi Nathalia!
Faça depois!
Um abraço
Profa. Esp. Denise Carceroni
Adorei as suas dicas, estou para iniciar com uma turma formada por pais de alunos, gostaría de manter contato contigo e trocarmos ideias e minha novas exepriencias… abraço!
Minha grande dúvida é como começar primeira aula… além de pedir atestado medico e fazer enamnese devo fazer uma dinâmica para aquecimento? O que vc sugere?
Oi Rose,
O aquecimento faz parte de qualquer tipo de aula.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Como consigo um CD de ginastica localizada completo inclusive com o aquecimento????
Oi Terezinha,
Existem DJs especializados em montar Cds para aula. O aquecimento é feito com a mesma música que o restante da aula.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
olá estou no mercado a 12 anos,me encontrei na ginastica o engraçado que fui para um congresso fazer um curso de ginastica localizada alternativa,produzido pela MetA produções,eparticipando das aulas tive uma ideia de tentar tirar os homens da sala de musculação e vir para ginastica,como eles tinha e ainda a uma resistencia de alguns homens resolvi tirar o nome localizada,e acrescentei barras i anilhas,e coloquei alguns nomes tecnico em alguns movimentos ex:em vez de falar gluteo falava posterior da coxa e deu certo,aumentei os ritmos em fm ta otimo abraços
Oi Marcio,
É isso aí precisamos sempre reinventar! Parabéns!
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Prezada Professora
Permita-me corrigir seu post.
Sou professor de Ginástica Localizada há 45 anos. Este estilo nasceu nas academias do Rio de Janeiro e era conhecida por Ginástica Rítmica. Foi criada pelo Prof. Gaspar (João Gaspar Melo).
A ginástica Localizada não veio como alternativa à Ginástica Aeróbica ela é pelo menos 12 anos mais antiga.
Quer mais uma curiosidade? Mauro Guiseline deu um dos primeiros cursos de Aeróbica na minha academia (uma das mais antigas do Brasil-1975), e tornou-se um especialista na área.
Minha academia ficava em Santos e chamava-se: Academia João Cláudio. Ainda estou em atividade, assim como o Prof. Gaspar.
Gostei do seu site, mas é preciso corrigir isto.
Att
João Cláudio
João Cláudio
Oi Professor João Cláudio.
Agradeço pela colaboração. Já corrigi o texto.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni