Impacto nada mais é do que a FRS (força de reação do solo), que é dada pela 3ª Lei de Newton.
Para cada ação existe sempre uma reação com mesmo módulo de intensidade e direção mas com sentido contrário.
A FRS pode ser dividida em três componente vetoriais:
- Horizontal (antero-posterior),
- Vertical
- Médio-lateral.
A soma dessas três medidas resultaria na FRS. E como a F=m*a (F: força, m: massa, a: aceleração) temos que o tal do impacto depende da massa corporal, ou seja do peso do indivíduo.
A associação dessas medidas de força, seu ponto de aplicação e sua direção permite calcular o torque causado pelo apoio e assim obter essa importante medida biomecânica para o estudo do movimento humano.
Conheça a força vertical para algumas atividades
- Correr: 2,5 PC
- Saltar em altura: 11,0 PC
- Saltar em distância: 11,0 PC
- Salto triplo: até 18,0 PC
- Basquete (bandeja): 8,9 PC
- Voleibol: 5,0 PC
- Handball: 7,0 PC
(PC= peso corporal)
O que nos faz concluir que correr não é uma atividade de alto impacto!!!! Então porque se diz que correr causa problemas nos joelhos por IMPACTO????
Existem alguns fatores que podem contribuir. Musculatura fraca é um deles, os músculos absorvem o “impacto” e quando não são bem preparados, quando estão fraquinhos, não cumprem com essa função. Outro fator é o excesso de peso. Se você está com sobrepeso, a corrida poderá ser altamente prejudicial, uma vez que a FRS está diretamente relacionada com a massa do indivíduo, ou seja com o peso corporal.
Antes de pensar em correr, perca peso, caso contrário sua cartilagem articular irá sofrer. Saiba que a cartilagem articular tem baixa resistência à compressão. E uma vez lesionada, você poderá adquirir outra, só na próxima encarnação!!!!
Oi!
Seu blog é muito lindo!
Vim retribuir sua visita! hehehe
Então, realmente o impacto é a devolução do chão sobre o que fazemos a ele, né!? Estranho pensar em lei de newton estragando joelhos
HAUAHUAH
Beijão
Boa tarde! Tudo bem! Parabéns por sua ajuda.
Fui diagnostica com condromalacia a 2 anos, não sinto dor, apenas meu joelho parece uma porta velha, alguns médicos indicam caminhada e outros não, qual a sua opinião?
Aguardo noticias.
Márcia
Respondendo para a Márcia
Oi Márcia!
Você pode praticar caminhada, desde que esteja fazendo um trabalho de fortalecimento adequado. Dê preferência pela esteira.
Um abraço
Profa. Esp. Denise Carceroni
Olá, tenho 34a., 1,71m, 80kg.
Gostaria de uma orientação. Desde final de 2007 até início de 2009 iniciei por conta própria o hábito de praticar corrida perto de casa, e fiquei impressionado pela eficácia da atividade que me tirou dos 84kg +/- aos 71kg até o final do período mencionado. A meta era mesmo chegar aos 70 quilos, mas em fevereiro comecei a sentir dores até que mais tarde em junho praticamente não andava mais e sempre a base de remédios fortes, era uma ernia de disco na L4-L5. Em julho tive que operar retirando o disco intravertebral.
Agora pratico apenas caminhada, onde o impacto é reduzido. O que me incomoda é que a resposta é muito lenta. Li algumas de suas postagens, inclusive sobre simulador de caminhadas, e fiquei desanimado, pois pensava em adquirir.
O que me sugere?
Respondendo para o Luciano
Recomendo que compre uma esteira (para caminhar), que reduz o impacto em cerca de 30% e permite manipular com a inclinação além da velocidade ou um elíptico. Para você que praticava corrida acho o simulador de caminhada muito leve. Clique aqui e veja as opções de esteiras e aqui para os elípticos .
Um abraço
Profa. Esp. Denise Carceroni
Olá!
Tenho que perder peso, cerca de 10kg, estou fazendo hidroginástica 2 vezes por semana. Quero fazer um exercíco aeróbico, mas não tenho tempo para ir a academia. Pensei em comprar uma esteira, mas estive lendo sobre o simulador e pareceu interessante (preço, e parece que o impacto é o mesmo da esteira). Nunca fui muito de fazer exercícos, mas desde uma hérnia de disco muito grave faço hidro para manter a musculatura forte. O que você acha do simulador para o meu caso? Minha idade é 58 anos.
Oi Ana,
O simulador pode ser uma boa opção para você. Recomendo apenas que antes de iniciar passe por um cardiologista.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
da pra fazer exercicios de sapatilha tipo moleca
Oi Carli,
Não é um calçado indicado para fazer exercícios.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Boa tarde.
Tenho pino no joelho esquerdo há mais de 10 anos quando romoi os ligamentos.
Faço varias atividades navacademia, mas hoje resolvi fazer Jump.
Minhas pernas doeram muito.
Posso continuar fazendo? E o impacto no joelho com pino, pode serbperigoso?
Muito obrigado
Oi Sandra,
A dor nas pernas provavelmente tem relação com o exercício que você não estava acostumada a fazer.
O impacto do jump é semelhante ao da corrida, converse com seu médico para saber se no seu caso existe algum problema em fazer essa atividade.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni