Com os anos de experiência que tenho, ouço reclamações de pessoas que desejam emagrecer de vez e não conseguem. Nesse tempo, além do convívio, estudei a obesidade. suas causas, consequências e tratamento, sendo que esse último passa por uma mudança nos hábitos de vida das pessoas.
O desespero para emagrecer leva a cometer erros que podem custar, além do sonho de ter um corpo mais magro, a saúde das pessoas. Apenas 5% das pessoas que têm excesso de peso são por problemas de saúde, como distúrbios hormonais, os 95% restantes são obesos ou têm sobrepeso por uma série de outras causas. E esse fato é importante conhecer, ninguém tem excesso de peso por um motivo sozinho, é sempre por um conjunto de fatores, por isso costuma-se dizer que a obesidade é multifatorial.
Nesses erros cometidos para pessoas que desejam emagrecer de vez e a qualquer custo, existem quatro que podem ser considerados as piores estratégias para emagrecer de vez. Confira se você já tentou alguma delas.
4 piores estratégias para emagrecer
1- Usar medicamentos
De fato existem remédios que auxiliam a perda de peso, mas como todo medicamento, tem seus efeitos colaterais. Não sou contra o uso, apenas que ele seja feito de forma indiscriminada e sem prescrição médica. Existem casos em que só se consegue emagrecer com remédio, ou então quando os riscos corridos pelo excesso de peso, como problemas cardíacos, superam os problemas causados pelo remédio, mas essa decisão cabe exclusivamente ao médico.
Usar medicamento é uma das piores estratégias para emagrecer, porque além dos efeitos colaterais, quando feito sem orientação profissional, leva ao ganho de peso novamente. Dessa forma será dinheiro jogado no lixo!
2- Fazer dieta da moda
Dietas milagrosas não existem! Quando você adere à alguma dieta da moda, que restringe a ingestão de alimentos, vai emagrecer, isso é fato, não vou mentir. Mas o que acha que vai acontecer quando parara de fazer a dieta? Ah! você pretende não parar nunca? Então conta pra mim como vai fazer para ficar tomando só sopa para o resto da vida, ou comendo só abacaxi, ou sem comer nadica de carboidrato, ou qualquer outra opção genial para perder peso?
Isso não vai acontecer, e quando retornar à sua rotina vai engordar novamente, porque nem você, nem seu corpo se reeducaram. Não houve mudança nos hábitos, por isso dietas não funcionam.
3- Comer pouco
Está quase na mesma categoria do anterior. Só que ao invés de dieta maluca a pessoa opta por diminuir radicalmente a quantidade de alimentos e até suprindo refeições, como café da manhã e jantar.
Além do mesmo problema do item dois que é até quando irá suportar essa rotina. O nosso corpo não entende que essa é uma privação passageira, provocada e passa a armazenar tudo o que pode. Ao menor escorregão, naquele fim de semana de churras com a galera que você fatalmente vai enfiar o pé na jaca, pronto já ganhou tudo ou quase tudo que sofreu pra perder. Sim, sofreu, porque passar fome é sofrimento.
Sem contar o mau humor, falta de energia e até mesmo deficiência de vitaminas, que eu não falei mas pode acontecer também com as dietas da moda.
4- Excesso de exercícios
Sim, eu sei que esse é um site que fala prioritariamente sobre exercícios, mas exercício sem reeducação alimentar, provavelmente levará você a lugar nenhum. Pesquisas indicam que o exercício associado à uma alimentação saudável emagrece mais do que o exercício ou só a reeducação alimentar sozinha.
Outro ponto importante, para quem não está acostumado a fazer exercícios, é que atividades intensas, em excesso, são cansativas e desmotivantes, provavelmente farão você desistir. Isso se não se lesionar antes, o que é bastante comum.
Exercício deve ser feito com moderação e ir aumentando a intensidade conforme for ficando fácil. O que levará um certo tempo até que o exercício faça realmente diferença nas suas estratégias para emagrecer. No entanto ele deve ser feito como parte da mudança de hábitos e melhora na qualidade de vida, pois assim ajudará a emagrecer de vez!