Oficialmente o inverno começou essa semana, extra oficialmente ele chegou um mês adiantado e essa é a melhor época para emagrecer até o verão. Um dos principais motivos é que você pode fazer isso sem pressa e a maior certeza que os estudiosos sobre emagrecimento têm é que quanto mais lenta for a perda da gordura, mais improvável será a sua recuperação. Quer mais motivos para investir no projeto inverno?
Nessa época academias e parques costumam ficar mais vazios, além disso as temperaturas frias obrigam seu corpo a trabalhar mais para manter a temperatura corporal, o resultado disso é um maior gasto calórico. O único cuidado que precisamos ter é que justamente por conta disso sentimos mais fome, nessa época do ano, mas nada que não seja possível contornar e obter excelentes resultados.
10 dicas para emagrecer até o verão
Separamos 10 dicas que irão ajudar a encontrar boas condições de se exercitar, de se alimentar para emagrecer até o verão e ter sucesso no seu projeto inverno!
1- Local para treinar: Se você é muito sensível ao frio opte por locais fechados, como academias e ginásios. Nos dias ensolarados, vale a pena se exercitar ao ar livre, mas dependendo da região que você mora não esqueça de se agasalhar. Não é porque tem sol que o dia está quente! E atenção ao ar gelado que vai levar para seus pulmões!
2- Umidade relativa do ar: Durante o inverno as chuvas costumam ser mais escassas para quem mora nas regiões mais ao sul do país. Com isso a umidade relativa do ar fica baixa, dificultando a respiração, causando desconforto nos exercícios e até causando doenças respiratórias. Nesses dias evite exercícios intensos, busque locais abrigados e bem ventilados e procure fazer exercícios pela manhã bem cedo ou após as 16h.
3- Roupas: No Brasil não sabemos nos vestir para o inverno. Usamos muitas camadas de roupas, muito grossas, continuamos gelados e não conseguimos nos mexer. A estratégia das camadas está correta, pois ajuda a isolar a temperatura, a escolha das roupas está errada. Existem roupas próprias para aguentar baixas temperaturas e que são finas e não impedem o movimento. Considere investir em algumas para treinar. Usar uma camiseta, um fleece e um casaco corta vento, é o suficiente para a maioria dos dias de frio por aqui. Se você mora em regiões ainda mais frias, considere usar também uma segunda pele. Luvas e protetores para as orelhas são bem vindos quando o exercício é feito ao ar livre.
4- Hidratação: No verão bebemos mais líquidos pois nos trazem conforto térmico, são refrescantes. No inverno tendemos a beber bem menos, mas necessitamos igualmente nos manter hidratados.
No frio transpiramos menos, pois não temos a necessidade de regular a temperatura do corpo suando, usamos outros mecanismos para isso. No entanto urinamos mais, pois nosso corpo continua precisando eliminar toxinas, parte delas que seria eliminada pela transpiração. Além disso pela baixa umidade do ar precisamos de líquidos para manter a hidratação das vias respiratórias.
A dica para driblar a necessidade de hidratar com a falta de vontade de beber é investir nos chás, eles trarão conforto térmico e manterão a hidratação. Beba preferencialmente sem açúcar!
5- Alimentação: Para emagrecer até o verão com qualidade, é preciso cuidar também da alimentação. Nessa época nosso corpo vai pedir alimentos mais calóricos, com mais açúcar e mais carboidratos, por isso todo cuidado é pouco! Procure trocar carboidratos simples pelos mais complexos e ter sempre algum tipo de fibra na sua alimentação, isso irá ajudar na saciedade.
Caldos e sopas são bem vindos, mas tome cuidado com as armadilhas. Entenda isso como pães, queijos e outras delícias que costumamos inventar como acompanhamento. A dica dos carboidratos complexos e fibras valem também para a sopa.
Também teremos uma tendência a consumir mais doces e as frutas provavelmente serão deixadas de lado. Você não precisa eliminar o doce, mas também não precisa comer um bolo inteiro sozinho! Quanto às frutas experimente opções cozidas ou assadas. Maçã, banana, abacaxi, são ótimas opções e ficam deliciosos quando preparados quentes. Se seu fraco for o chocolate , experimente as versões com maior quantidade de cacau.
6- Bebidas alcoólicas: É comum recorremos à bebidas alcoólicas para aquecer o corpo. E elas aquecem mesmo! Mas cuidado com exageros. O álcool tem a mesma quantidade de calorias que a gordura e pode causar desidratação! Sempre que puder troque pelo chá (mas não esquece de evitar o açúcar!!!!)
7- Aquecimento: Nos dias frios o aquecimento geral (aquele que nas academias é geralmente feito na esteira com uma caminhada ou trote leve) é bem vindo para nos dar mais disposição para o exercício e mandar o resto do friozinho embora. Ele pode durar cerca de 5 minutos ou um pouco mais até que você sinta conforto térmico.
Mas não abandone o aquecimento específico! Ele é fundamental para preparar, principalmente, as articulações para o exercício principal. O aquecimento específico é aquele feito com o mesmo exercício do principal, mas com menos carga ou intensidade menor.
8- Alongamento: Continua sendo muito importante, mas os cuidados devem ser maiores, pois o risco de lesão fica aumentado quando estamos sentindo frio. O segredo aqui é aquecer para alongar (deveria ser sempre assim, mesmo no verão!) e exigir gradualmente dos músculos.
9- Exercícios: Se você está com roupas adequadas, a umidade relativa do ar está boa, já fez seu aquecimento. Pode usar e abusar dos exercícios que gosta de fazer. As regras não mudam: procure diversificar os músculos trabalhados e tenha pelo menos um dia descanso na semana. O mínimo recomendado são 30 minutos por dia para manutenção da sua saúde. Para obter melhores resultados para emagrecer convém fazer mais do que os 30 minutos diários e em uma intensidade moderada. Salvo se optar pelo HIIT, aí veja as orientações do próximo ítem!
10- HIIT: O exercício da moda que queima mais calorias em menos tempo. Cuidado! O HIIT tem suas vantagens e desvantagens como já falamos aqui e não é essa a questão. Se você é adepto desse tipo de exercício, vale a pena perder um pouco mais de tempo, se aquecendo antes de começar, para evitar lesões que em temperaturas mais quentes não aconteceriam.